DCTA comemora Dia da Inovação da Aeronáutica

Tenente Larissa Santos E Major Monteiro

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 19 de outubro, em São José dos Campos (SP), o primeiro Encontro de Inovação do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) em Comemoração ao Dia da Inovação da Aeronáutica.

O evento, realizado no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara e contou ainda com a presença do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, do Chefe do Núcleo de Gestão da Inovação (NGI), Coronel Aviador da Reserva César Augusto Laboissiere e demais Oficiais Generais do DCTA. O encontro também foi prestigiado pelas Instituições Científicas Tecnológicas (ICT) e de Inovação do SINAER, que acompanharam o evento on-line, via webex.

Na ocasião, foi feito o reconhecimento público de dez cartas patentes, concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), de Julho de 2019 a junho de 2020, aos criadores e inventores da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta homenagem, além de cumprir uma diretriz do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), tem por objetivo demonstrar publicamente o reconhecimento e gratidão aos servidores e militares das ICT que, em suas atividades, se destacaram pelo esforço na obtenção de invenções e criações, cooperando com o desenvolvimento nacional.

Na Ordem do Dia alusiva a data, o Major-Brigadeiro Potiguara relembrou a evolução humana através da ciência e frisou sobre as mudanças evolutivas em todas as áreas do conhecimento até os dias atuais. “O ambiente de emprego do Poder Aeroespacial também mudou, e hoje é possível verificar a existência de caças de quinta geração, aeronaves não tripuladas, mísseis de cruzeiros, e em um futuro não muito distante transporte de passageiros no espaço”, conclui.

Clique e confira a Ordem do Dia na íntegra e conheça as tecnologias e os titulares das patentes.

Sobre o SINAER
O SINAER tem, como órgão central, o DCTA e a finalidade de gerenciar as atividades relacionadas à Gestão da Inovação Tecnológica no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), a fim de criar um ambiente de convenções e normas que auxiliem a condução de pesquisa e desenvolvimento.

O Sistema conta com 14 ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação), entre os quais, fazem parte cinco Grande Comandos que, sob a coordenação do DCTA, atuam na área de pesquisa cientifica e tecnológica no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB). O desafio do Sistema é fazer com que as tecnologias desenvolvidas se tornem objeto de licenciamento e transferência de tecnologia para a indústria.

Entre as atribuições macro do SINAER, o DCTA ocupa posição de destaque na execução de diversas atividades, como a prospecção tecnológica, tendo como finalidade o fornecimento de informação gerencial, por meio da coleta, compilação e consolidação de dados, ou ainda, monitoramento de informações disponíveis sobre determinada tecnologia ou demanda, que possibilitará aos interessados suporte ao planejamento e decisões estratégicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).

Fotos: Sargento Petheson/DCTA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter