SRPV-SP celebra o Dia Internacional de Controlador de Tráfego Aéreo

Tenente Ananda E Coronel Denys

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) realizou, no dia 20 de outubro, a cerimônia militar alusiva ao Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo fez parte dos eventos celebrados no Mês da Asa, período que tradicionalmente a Instituição comemora a data em homenagem à Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro.

A solenidade foi presidida pelo chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Chrystian Alex Scherck Ciccacio. Todos os protocolos de distanciamento social determinados pelo Ministério da Saúde foram obedecidos.

Para marcar a data, 22 militares do Centro de Operações, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Marte foram homenageados por terem se destacado em suas atitudes profissionais: iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e elevado espírito de colaboração nas áreas técnica, operacional e administrativa e em língua inglesa,

O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo é celebrado desde 1960, quando ocorreu o primeiro encontro internacional desses profissionais, na Grécia. “Desde 1945, quando foi inaugurada a Torre de Controle de Congonhas, nossos controladores vêm consolidando uma longa história de superação e realizações, dia a dia, através do comprometimento, do empenho e da dedicação de nosso seleto efetivo”, declara o Coronel Aviador Ciccacio.

Além dos militares homenageados, estiveram presentes no evento as personalidades que foram agraciadas com o título honorífico de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” por terem prestado importantes serviços à Instituição. Receberam o título: o Comandante da Azul Linhas Aéreas, Arnoldo Erich Pieper; o Superintende da Infraero Congonhas, João Márcio Jordão;  o Gerente Regional da ANATEL do Estado de São Paulo, Marcelo Augusto Scacabarozi; o Presidente da GOL Linhas Aéreas, Paulo Sérgio Kakinoff; o Diretor da RMC-Aero, Raul Marinho Gregorin; o Especialista em navegação aérea, Renan Buosi Ferreira; a Oficial da Reserva da FAB, Simone Cristina Dantas Miranda; e a jornalista, Valéria Rossi.

Para Valeria Rossi, o Dia do Controlador foi um dia muito especial. “Esse título me orgulha muito, pois marca uma parceria de quase duas décadas com a Força Aérea na área da comunicação. O que torna tudo isso tão gratificante é ver os grandes amigos que ganhei ao longo dessa jornada.” relata a agraciada.

Fotos: SRPV-SP

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter