FAB publica Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica

 Agência Força Aérea

Tenente Flávia Rocha

Revisão: Tenente-Coronel Santana

 

Foi publicada, na quarta-feira (20MAIO2020), no Boletim do Comando da Aeronáutica nº 086, a Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica – Projeto Piloto (DCA 19-5/2020). O documento tem como base um estudo realizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) que visa ao aprimoramento do processo de Reestruturação pelo qual a Força Aérea Brasileira (FAB) passou entre os anos de 2016 e 2018.  (Íntegra do Documento DCA 19-5/2020 via Scribd nesta página)

O estudo apontou para a necessidade de resgatar a referência e a representatividade do Comando da Aeronáutica (COMAER) no nível regional, além da separação efetiva das atividades operacionais e administrativas das Organizações da FAB.

Foram mantidos os principais objetivos da Reestruturação estabelecida em 2016 de garantir a perenidade e evolução da FAB, em um processo de melhoria contínua; e aumentar a efetividade dos recursos empregados.

A DCA 19-5/2020 mantém as premissas originais estabelecidas: economicidade; concentração de atividades afins; definição de processos; padronização de trabalhos; e foco na atividade fim da Força (Preparo e Emprego).

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, em sua Diretriz de Planejamento Institucional (DIPLAN) estabeleceu a orientação no sentido de consolidar as modificações na estrutura organizacional do COMAER, promovendo os ajustes necessários ao objetivo inicial dessa nova fase da reestruturação: separar as atividades administrativas das operacionais, bem como finalizar as ações decorrentes do processo de reestruturação organizacional, de modo a elevar o seu nível de prontidão operacional e a sua capacidade de dissuasão.

Para tal, foi identificada a necessidade de remodelar os Comandos Aéreos Regionais (COMAR) e as Bases Aéreas com novas estruturas organizacionais, considerando que ambos ainda estão ativados, não implicando aumento de despesas e nem a criação de novos órgãos.

O aprimoramento da reestruturação deverá ocorrer em duas fases, com a conclusão prevista para final de 2021. Ambas as fases serão supervisionadas por uma Comissão de Implantação, composta pelos integrantes do Conselho de Vice-Chefes (CONVICE).

A Fase 1 engloba a implantação do Projeto Piloto nos Comandos Aéreos Leste e Nordeste, com término em 2020. Já a Fase 2 abarcará a implantação dos seis demais Comandos Aéreos, tem término previsto para o final de 2021 e levará em consideração os resultados obtidos na Fase 1.

A tabela a seguir apresenta as sedes dos respectivos Comandos Aéreos, a serem estabelecidas ao final do processo de aprimoramento:

 

 

Para download do documento Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica – Projeto Piloto (DCA 19-5/2020 Link

Diretriz Reestruturação Do … by Nelson Düring on Scribd

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter