CISCEA e ATECH realizam teste de aceitação em fábrica 100% remoto

 1° Tenente Relações Públicas Camille Barroso

CISCEA

Rossi Comunicação

ATECH

Em tempos de pandemia, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), encontrou uma forma inovadora de dar continuidade às suas atividades e manter o cronograma dos projetos previstos para este ano, minimizando os impactos nos compromissos contratuais pré-estabelecidos. 

 Pela primeira vez, a CISCEA conduziu o evento de FAT (Teste de Aceitação em Fábrica, do inglês Factory Acceptance Testing) do SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional) inteiramente remoto. O evento de testes tem como objetivo garantir a qualidade e eficácia das novas funcionalidades do Sistema através de um ambiente simulado, retratando o cenário mais fidedigno possível da realidade operacional. O SAGITARIO é um Sistema que passa por constantes atualizações, para aperfeiçoamento de suas funcionalidades e melhorias, com intuito de adaptar-se às características específicas de cada Centro, mantendo-se sempre compatível com todos os demais sistemas integrados e implantados no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O evento contou com mais de 30 colaboradores reunidos, em tempo real e virtualmente, para a realização dos testes. Além da CISCEA e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no Rio de Janeiro, participaram os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs I, II, III e IV, Brasília, Curitiba, Recife e Manaus, respectivamente) e o Instituto de Controle de Espaço Aéreo (ICEA) e a empresa Atech, em São Paulo.

Foram executados testes e verificações de novas funcionalidades no SAGITARIO relativas ao projeto do CPDLC Continental (Controller Pilot Data Link Communications), tecnologia que permite o envio de mensagens de texto pré-formatadas como uma alternativa às comunicações de voz, atualmente existentes, com aumento da segurança e redução da carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo. Os testes foram aprovados e todos os documentos foram assinados eletronicamente.

Participaram do encontro profissionais das especialidades de controle de tráfego aéreo, informações aeronáuticas, engenheiros, analistas de sistemas, especialistas em radar e planos de voo e técnicos em teste de software e controle de qualidade.

Para o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “as restrições impostas pela pandemia da COVID-19 demandaram de nossos gestores e técnicos procedimentos alternativos que, dentro de critérios de segurança, permitissem a continuidade das atividades contratuais, minimizando assim os impactos nos desenvolvimentos em andamento”.

Esta foi uma entrega que trouxe inovação em seu formato e exigiu um nível de superação, tanto da CISCEA quanto da Atech, empresa parceira no desenvolvimento do SAGITARIO.

"Embora o novo formato dos testes tenha sido um grande desafio para a ATECH, o momento exigiu que fossemos mais flexíveis e criativos para superarmos os desafios do isolamento social. A experiência superou nossas expectativas e pensamos que, no futuro, faremos as entregas de forma mista, tanto presencial quanto remota", destaca Marcos Resende, Diretor de Negócios de ATM da ATECH.

O próximo passo será a avaliação e análise de outros eventos contratuais que possam se utilizar deste mesmo formato para sua execução.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter