Clube de Robótica é inaugurado na EPCAR

Sargento Domingos, Tenente Fraga E Tenente-Coronel Santana

A Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) realiza ações pela melhoria contínua da qualidade na gestão educacional. Com esse propósito, em outubro, ocorreu, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a implantação do Clube de Estudos de Robótica e Mecânica Aplicada (CERMA) após a chegada de equipamentos doados por alunos veteranos pertencentes à “Turma D” da EPCAR 1973 – Turma Brigadeiro Clóvis Monteiro Travassos.

O objetivo do CERMA é propiciar aos alunos da EPCAR estudos na área de robótica com a aplicação direta do conteúdo curricular visto em sala de aula. Dessa forma, os alunos serão capazes de desenvolver projetos que envolvam robôs autônomos, drones, controle de sensores dos mais diversos tipos, entre outros. Anualmente, os membros do Clube serão desafiados a participar das competições nacionais na área de robótica, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR-Modalidade Prática), em que robôs autônomos, construídos pelas equipes participantes, devem ser capazes de se deslocarem em uma arena seguindo indicações (linhas), além de realizar tarefas específicas.

“Os integrantes da 'Turma D' manifestaram o desejo de contribuir efetivamente para o desenvolvimento intelectual e tecnológico dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e, também, serem precursores e incentivadores para que outras turmas contribuam com os projetos desta Escola”, explicou o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, um dos idealizadores da doação.

Ainda de acordo com o Oficial-General, nada mais justo do que participar com pequenas contribuições visando dotar a EPCAR com meios que vão alavancar as futuras gerações, aumentando significativamente a capacidade técnica e intelectual dos nossos Oficiais. “Acredito que esta iniciativa seja apenas um catalisador para que este modelo se propague e, assim, possamos contribuir com aquela Escola que nos transformou, de meninos em cidadãos”, explicou o Ministro.

Entre os equipamentos de Robótica doados, estão kits Arduino e Lego Mindstorms EV3, além  de uma impressora 3D, que fica à disposição dos alunos. Assim, o CERMA tomou forma, em outubro deste ano, com a elaboração do estatuto e a incorporação dos equipamentos e materiais necessários ao seu funcionamento.

Na primeira gestão, o CERMA será presidido pelo Aluno Renan Pavan Sá. “Nós ficamos muito empolgados ao ver todo o material doado pelos alunos veteranos da Turma D de 1973. Agradecemos pela generosidade e pelo apoio”, declarou o aluno.

Para o Professor Marcelo de Miranda Coelho, orientador do Clube, o início das atividades é um marco para a modernização do ensino na EPCAR. “Há uma tendência mundial no emprego da cultura maker e na adoção do ensino de programação nas escolas, em todos os níveis de educação. Essa metodologia permitirá o acesso dos nossos alunos ao que existe de mais moderno para o desenvolvimento de suas habilidades no uso da tecnologia, além de possibilitar que as várias disciplinas do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) possam se beneficiar com o uso dos equipamentos doados, aumentando o grau de interdisciplinaridade já presente em nosso cotidiano”, pontuou o professor.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter