Base Aérea de Anápolis receberá grupo de defesa antiaérea

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) se tornará sede do Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3° GDAAE) da Força Aérea Brasileira (FAB) no segundo semestre. Localizada a 120 km de distância de Brasília, a BAAN será a primeira unidade da FAB a receber os caças Gripen NG. 

No mês passado, a equipe responsável pela implementação do 3° GDAAE inaugurou o simulador KONUS, que permite treinar os militares para o manuseio do Subsistema de Armas Antiaérea IGLA-S. A capacitação inclui um exercício de tiro real.

De origem russa, o simulador KONUS é composto de um tubo e um mecanismo de lançamento que juntos somam 18,25kg, o mesmo peso do equipamento real, além de uma tela de projeção, onde são simulados mais de vinte cenários em ambientes diversos, e de um sistema computadorizado que gera relatórios de eficiência dos atiradores.

Segundo o Comandante do Núcleo do 3° GDAAE, Major de Infantaria Flávio Schiatti, todas as Unidades de Tiro serão treinadas nesse simulador. “O KONUS vai permitir que sejam realizados os cursos e estágios necessários para o preparo operacional do nosso efetivo. Assim, o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea vai estar capacitado para cumprir sua missão de prover pronta resposta à defesa antiaérea da Base Aérea de Anápolis, onde estão importantes vetores aeroespaciais da FAB: atualmente, as aeronaves F-5M e, futuramente, os Gripen NG”, afirma o Major Schiatti.

O 3° GDAAE será o primeiro Grupo de Defesa Antiaérea a ser planejado para possuir duas baterias de defesa antiaérea, uma de curtíssimo alcance (até 6km), com os mísseis portáteis IGLA-S, e outra de curto alcance (até 20km). O 1º Grupo, localizado em Canoas (RS), e o 2º Grupo, em Manaus (AM), operam somente baterias de curtíssimo alcance.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter