Infantaria da FAB contará com modernização e qualificação

As unidades de Infantaria da Força Aérea  Brasileira (FAB) sediadas em todo o país celebram nesta quinta-feira (11) o Dia da Infantaria da Aeronáutica.

A data faz alusão à criação das primeiras Companhias de Infantaria, no ano de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. 

No ano de 2014, a participação da infantaria foi fundamental na Copa do Mundo. Segundo o Brigadeiro de Infantaria Augusto César Amaral, a atuação dos militares foi importante para a boa realização do Mundial.

"Focando a Copa do Mundo, a Infantaria trabalhou na segurança da chegada e partida de Chefes de Estado nos diversos aeroportos civis e militares. A Infantaria também trabalhou em São Paulo e Manaus na defesa antiaérea das Arenas dos jogos", afirmou. 

Ao longo dos anos, a Infantaria da Aeronáutica vem se desenvolvendo e se aperfeiçoando em sintonia com as novas exigências e demandas ligadas à sua área de atuação.

Nesse sentido, houve um aumento do número de cadetes de Infantaria nos bancos acadêmicos, aliado a uma maior regularidade e melhor qualificação na quantidade de Oficiais e Graduados entregues anualmente ao Quadro. 

Outra vertente é a atualização de equipamentos, com a aquisição de material para emprego nas ações de Autodefesa de Superfície e de Polícia da Aeronáutica, abrangendo equipamentos de proteção individual, armamento e munições para controle de distúrbios; equipamentos de comunicação; viaturas de transporte de tropa, patrulhamento e escolta; e sistemas de armas para tiro de precisão, dentre outros. 

Na defesa contra a ameaça aérea, as evoluções também são significativas. Desde a ativação da Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (CAAAD) subordinada ao BINFAE-CO, em 1997, até os dias atuais, um importante caminho foi trilhado, favorecendo o estabelecimento de uma doutrina própria de defesa antiaérea.

Cumprindo os objetivos do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), a Força Aérea conta, hoje, com dois Grupos de Artilharia Antiaérea, subordinados ao Núcleo da Brigada de Defesa Antiaérea (NuBDAAE) com a previsão de ativação de mais um grupo, sediado em Anápolis (GO).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter