FAB completa frota de helicópteros de ataque

Matéria atualizada 16:00 h 04NOV14

Chegaram a Porto Velho (RO) os três últimos helicópteros AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira. As aeronaves chegaram no dia 26 de novembro a bordo de um cargueiro Antonov 124 vindo da Rússia.

Com a entrega, o Esquadrão Poti completa a sua dotação de doze helicópteros AH-2 Sabre, recebidos a partir do final de 2009. O contrato vai envolver ainda o recebimento de um simulador e de apoio logístico dos fornecedores russos.

As aeronaves podem cumprir missões de defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado.

Acompanhe a excepcional interceptação de uma aeronave por um Mi-35 do Esquadrão Poti. Provavelmente a primeira inteceptação por um helicóptero no mundo.

ÁGATA 7- AH-2 Sabre Intercepta aeronave em Porto Velho (RO) Link

Histórico do Esquadrão Poti

 
O Esquadrão Poti tem origem no Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv), na Base Aérea de Natal.

A unidade operava os bimotores Douglas B-26 Invader e foi transferido no início de 1971 para a Base Aérea do Recife. Em 17 de abril de 1973 foi determinada a desativação do 1º/5º GAv e a ativação do Segundo Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (2º EMRA), subordinado ao Comando Aerotático, adotando como símbolo a figura do índio Poti.

 
No final de 2009, o Esquadrão Poti foi transferido de Recife para a Base Aérea de Porto Velho (RR) passando a operar os helicópteros russos de ataque Mi-35M Hind, denominados AH-2 Sabre na FAB. As três primeiras aeronaves chegaram em dezembro de 2009 e mais três em outubro do mesmo ano. Em agosto de 2012, foram recebidas mais três aeronaves, totalizando nove das 12 previstas.
 
Com os Sabres, o Esquadrão Poti cumpre missões de interceptação, combate aéreo, ataque, escolta e apoio aéreo aproximado, garantindo a defesa da Amazônia Ocidental.


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter