FAB entrega primeiro F- 5 de série a ser modernizado pela EMBRAER

Informe FAB

A Força Aérea Brasileira entregou à EMBRAER, no último dia 28 de Abril de 2003, a primeira aeronave F-5E de série que passará por um processo de modernização, a ser realizado na unidade recém-inaugurada da empresa, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Dois protótipos da aeronave F-5 (01 F-5E e 01 F-5F) já estão na sede da EMBRAER, em São José dos Campos, incorporando as modificações correspondentes aos requisitos definidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica para o Projeto de Modernização.

De acordo com o Contrato celebrado entre o Comando da Aeronáutica e a EMBRAER, 46 aeronaves serão modernizadas. primeira entrega da aeronave F-5 modernizada para o COMAER está prevista para julho de 2004, devendo a última aeronave ser entregue em abril de 2006.

O primeiro vôo de uma aeronave modernizada deverá ocorrer em setembro deste ano, com o protótipo do F-5F. Em dezembro acontecerá o vôo do protótipo do F-5E.

A modernização das aeronaves F-5, que faz parte do Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, objetiva atualizar os sistemas desses vetores, em particular os de navegação e ataque, aprimorando o desempenho operacional e incrementando o poder letal em cenários de emprego ar-ar e ar-solo

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter