Base Aérea de Anápolis inaugura prédio do Primeiro Grupo de Defesa Aérea

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) realizou, no dia 01/06, a cerimônia de inauguração do novo prédio do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar. A solenidade contou com a presença do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, de Oficiais-Generais do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Comando de Preparo (COMPREP),  do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) e de militares que compõem o GT-FOX, grupo responsável pela implantação do Gripen na FAB. 

O novo prédio do 1º GDA tem como finalidade ampliar e melhorar a estrutura da BAAN, a fim de simbolizar um marco concreto da operação do vetor, o F-39 Gripen, uma vez que o local foi construído para receber as aeronaves adquiridas pela Instituição. 

O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, esteve presente na cerimônia que marca uma nova fase da modernização da Força Aérea e, na ocasião, plantou mudas de Jacarandá, um símbolo da BAAN. 

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, ao falar sobre as novas instalações, destacou a importância da construção de um prédio moderno que pudesse atender às novas necessidade da Base Aérea. "O fato que aconteceu hoje é um passo no projeto de recebimento deste vetor. O Gripen é um processo complexo que envolve a infraestrutura, a preparação do pessoal e da unidade para recebê-lo. E, na próxima semana, haverá o recebimento de todo o material para a montagem de simuladores, ratificando ainda mais a Base Aérea de Anápolis como a sede da Unidade Gripen", ressaltou o Oficial-General.

O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, ao recepcionar os Oficiais-Generais, mencionou a felicidade da Base em receber essa nova instalação para o Esquadrão Jaguar e também destacou os projetos futuros. "Hoje inauguramos a primeira grande estrutura especificamente construída para a operação do Gripen.  A partir da semana que vem, começaremos a receber grande parte do material que será instalado aqui dentro, como exemplo, os simuladores de voo", disse.

Já o Comandante do 1º GDA, ao falar sobre a nova estrutura do Esquadrão Jaguar, salientou os benefícios do prédio não apenas para a FAB, como para o Brasil, uma vez que, agora, o país passa a receber aeronaves de caça que o colocam na vanguarda da defesa aeroespacial do cenário mundial. "Em função do âmbito do Projeto Gripen e das capacidades, dos sistemas e dos sensores da aeronave, foi verificada a necessidade de uma reforma geral do prédio do 1º GDA. São diversos sistemas, sensores, estações e simuladores, que foram adquiridos pela FAB, como parte do projeto. Assim, o prédio contempla, em toda a sua estrutura, divisões tanto operacionais quanto administrativas."

F-39 Gripen 

Recentemente, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, anunciou que, ainda este ano, a FAB irá receber mais novas aeronaves Gripen, colocando o Brasil em posição de destaque em relação à segurança nacional. 

Vídeo: Suboficial Barros/ CECOMSAER. Fotos: Sargento Figueira/ CECOMSAER.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter