COBERTURA ESPECIAL - Gripen F39E/F - Aviação

11 de Abril, 2022 - 14:00 ( Brasília )

Suécia Contrata Atualização do Gripen 39 C/D



 
A agência sueca FMV contratou os serviços da SAAB para manter o caça Gripen 39 C/D operacionalmente relevante até meados da década de 2030. O contrato visa manter e ampliar a acessibilidade, mas também prevê uma série de aumentos de capacidade. O valor do pedido é de SEK 500 milhões (cerca de U$D 50 milhões) .

O Gripen 39 C/D é o sistema de aeronaves de combate que as Forças Armadas usam hoje e usarão por muitos anos.

 

“Estamos fazendo este pedido para começar a trabalhar para garantir a necessidade das Forças Armadas de alta capacidade e disponibilidade contínuas para oo Gripen 39 C / D até meados da década de 2030.”
Ingela Mathiasson
Chefe de Equipamentos de Aviação FMV

A base do pedido é um extenso estudo de viabilidade realizado em colaboração entre a FMV, as Forças Armadas Suecas e a indústria em 2021.

O trabalho garantirá uma solução econômica durante o longo período em que a aeronave será utilizada pelas Forças Armadas. Também inclui a harmonização com o Gripen 39 E para permitir a colaboração entre as duas versões do sistema Gripen.
 

“O Gripen C/D é atualmente a espinha dorsal das Forças Armadas Suecas e  continuará por muitos anos, assim este importante contrato que permitirá a operação contínua do Gripen C/D,”
Jonas Hjelm, Chefe da área de Aeronáutica da SAAB.

 

O que a FMV está contratando agora é o trabalho inicial necessário para garantir o cronograma. Pedidos suplementares serão feitos ao longo do ano de 2022.

O trabalho garantirá uma solução econômica durante o longo período em que a aeronave será utilizada pelas Forças Armadas da Suécia e dos países que operam o Gripen 39 C/D . Também inclui a integração com o Gripen 39 E para permitir a operação cconjunta entre as duas versões do sistema Gripen.


Notas DefesaNet

1 - Acredita-se que a Flyvapnet (Força Aérea Sueca) tenha cerca de 100 aeronaves Gripen C/D ao que somaria os 60 Gripen 39 E contratados

2 - Não foi anunciado quais os sistemas seriam "harmonzados" entre as versões C/D e E.  


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Relatório Otálvora

Relatório Otálvora

Última atualização 02 JUL, 14:20

MAIS LIDAS

Gripen F39E/F