A participação do Guardião da Aviação do EB nos Jogos Rio 2016

B Mnt Sup Av Ex


No período de 5 de agosto a 18 de setembro, o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex) participou da Operação Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, prestando o apoio logístico de aviação às Forças Operativas do Comando de Aviação do Exército desdobradas no Rio de Janeiro (RJ) e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM), sedes do futebol desse Grande Evento.

Esse complexo e exitoso suporte logístico envolveu um intenso planejamento, visando à preparação e consecução de um desafiador Plano de Produção adaptado para disponibilizar as aeronaves necessárias para o evento em tela. Nesse contexto, essa Unidade Logística de Aviação foi responsável por planejar e executar o projeto de inspeção de 25 aeronaves, das 48 previstas para emprego pelo Comando de Aviação do Exército (CAvEx) e Diretoria de Material de Aviação (DMAvEx).

A estrutura do apoio logístico de aviação englobou o desdobramento de um Destacamento Logístico de Aviação do Exército (Dst Log Av Ex), dimensionado de acordo com os meios desdobrados pelas Forças Operativas da Aviação do Exército (Av Ex) na área de operações do Rio de Janeiro (RJ), permanecendo a maior parte dos meios operativos do Batalhão em apoio ao conjunto a partir da cidade de Taubaté (SP).

Cumpre destacar o estabelecimento do Centro de Coordenação e Controle de Operações Logísticas (CCCOL), mobiliado pelo Centro de Operações de Apoio Logístico, empregando-se na prática os conceitos doutrinários da “logística na medida certa”, do novo Manual de Logística (EB20-MC-10.204).

O CCCOL foi estruturado para funcionar 24 horas por dia, durante todo o período da Operação Jogos 2016, exercendo a coordenação e o controle das tarefas relacionadas ao apoio de suprimento, manutenção e transporte específico de aviação; disponibilizando informações atualizadas sobre a disponibilidade das aeronaves no sítio eletrônico da Intravex; e possibilitando a adequada consciência situacional para a tomada de decisão.

Destacou-se o apoio prestado pelo Dst Log Av Ex no tocante ao grupo funcional suprimento, tendo sido disponibilizado itens de suprimento de alta mortalidade, selecionados antecipadamente por meio de dados de consumo extraídos do SISAvEx, proporcionando o pronto atendimento às demandas dos elementos apoiados.

Cumpre ressaltar, ainda, o trabalho realizado pelas Subunidades do B Mnt Sup Av Ex, cujo efeito sinérgico foi fundamental para o cumprimento da missão de garantir a operacionalidade da Av Ex. Um especial destaque deve ser dado às equipes de apoio direto da Companhia Leve de Manutenção de Aviação, mantidas em prontidão operativa para atender às demandas de manutenção das Unidades Aéreas empregadas.

Os trabalhos especializados das oficinas da Companhia de Manutenção de Aviação contribuíram para otimizar o reparo de componentes e atingir a meta de disponibilidade dos meios aéreos necessários para essa operação. Além disso, sobressaíram-se o fornecimento ininterrupto de itens de suprimento; a preparação de cargas para o transporte do material no tempo e local oportunos; e o apoio na especialidade de Transporte Aéreo e Suprimento de Aviação, por meio de pessoal e das Viaturas de Transporte Especilizadas de Querosene de Aviação. Finalizando, o apoio silente da Companhia de Comando e Apoio, que, cumprindo tarefas administrativas e de transporte de pessoal, possibilitou que todas as missões fossem adequadamente executadas.

Há que se destacar, também, o apoio incondicional do CAvEx, da DMAvEx, dos 26º e 27º Batalhões de Infantaria Paraquedista, e da empresa HELIBRAS, que contribuíram sobremaneira para a consecução do apoio logístico prestado por pelo Batalhão. O trabalho de equipe, o comprometimento com a missão e o foco no resultado foram fatores imprescindíveis para o sucesso de todo o evento.

Por fim, cumpre-nos ressaltar, uma vez mais, o papel desempenhado pelos homens e pelas mulheres que integram essa Unidade ímpar do Exército Brasileiro, que – a despeito dos desafios de toda ordem que lhes foram impostos – cumpriram, uma vez mais, a missão de garantir a operacionalidade da Av Ex, permitindo que “nossas naves, tal águias altaneiras”, sobrevoassem os céus desse imenso País continente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter