Militares paranaenses preparam-se para os Jogos Rio 2016

No dia 1° de julho, o Batalhão Olímpico realizou, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), bairro Bacacheri, uma formatura de aprestamento da Força Tarefa Campos Gerais, formada por tropas de diversas organizações militares integrantes da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), para atender à missão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, na cidade do Rio de Janeiro. Nacionalmente, o Exército empregará cerca de 25 mil homens, e a 5ª DE apresenta um terço de todo o seu efetivo em condições de acionamento.

A finalidade da participação da Força Terrestre no evento será prestar apoio aos órgãos de segurança pública responsáveis, a fim de contribuir com o bom andamento de todas as atividades paralelas. Seguindo o programa de preparação para o emprego do Exército, os militares da Guarnição de Curitiba também passaram por etapas prévias de adestramento, apronto operacional com foco na logística pessoal e padronização do material individual, e treinamento para enfrentamento de situações de risco.

O Exército Brasileiro realizou, nesse contexto, durante o mês de maio, a Operação Azoto em 15 Estados brasileiros, incluindo o Paraná e Santa Catarina – área de responsabilidade da 5ª DE. Coordenada pelo Comando Logístico, por intermédio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), a Operação ocorreu em ambiente interagências e teve por objetivo contribuir com as ações para a realização das Olimpíadas, principalmente o controle da produção, armazenamento, comercialização e transporte de matérias-primas para explosivos.

O Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Luiz Dias Freitas, participou da atividade no 20º BIB, com o objetivo de reiterar o comprometimento da 5ª DE com as Diretrizes Nacionais do Ministério da Defesa para os Jogos Rio 2016, bem como motivar os militares envolvidos sobre a importância vital de sua colaboração para o êxito da missão.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter