Segunda fase da Operação Planalto em Belo Horizonte

O 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) está realizando, desde o dia 30 de maio, a Segunda fase da Operação Planalto, como preparação de seu emprego nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na cidade de Belo Horizonte (MG).

Nessa fase, além de operacionalizar o Sistema Olho da Águia e realizar reconhecimentos táticos, o Batalhão está viabilizando um exercício interagências, no qual representantes do 1° Batalhão de Ações de Comando, do Pelopes do 12º Batalhão de Infantaria, da Polícia Federal e da Polícia Militar de Minas Gerais capacitam-se no emprego de técnicas aeromóveis.

A operação contribuirá para a obtenção de capacidades que permitirão ao Exército e aos órgãos de segurança pública garantir a tranquilidade e a estabilidade necessárias durante os Jogos Rio 2016, na Capital mineira.

O 3.º Batalhão de Aviação do Exército (3.º B Av Ex), Esquadrão Pantera, é uma unidade do Exército Brasileiro, das mais recentes unidades aéreas surgidas na Aviação do Exército, sendo criado em 17 de agosto de 1993.

Executa missões de ataque, reconhecimento, segurança, incursão, evacuação aeromédica, auxílio ao tiro de artilharia, infiltração e exfiltração de tropas de forma combinada com outras unidades do Exército Brasileiro, bem como das demais forças singulares.

Também executa ações em proveito de outros órgãos da administração pública federal, atendendo também aos governos estaduais e municipais, nos casos de calamidade pública, transporte de enfermos e ações de cunho social.

Está dotado de cinco subunidades: Base Administrativa, Esquadrilha de Comando e Apoio, Esquadrilha de Manutenção e Suprimento, Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque, composta por 6 aeronaves HA-1 Fennec armadas com lançadores de foguetes de setenta milímetros e com metralhadoras axiais de calibre .50 (12,7 mm); e Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral, composta por 10 aeronaves HM-1 Pantera armadas com metralhadoras laterais.

Atualmente, o Batalhão encontra-se sediado Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter