CAADEx adestra militares da FAB

Desde o dia 28 de março, o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro está realizando um adestramento no Centro de Avaliação do Adestramento do Exército (CAADEx).

O treinamento é direcionado a atividades práticas. Na pista de combate a localidade, os militares descobrem que o inimigo é real e que ele mata. O grupo carrega sensores no colete, que percebem o laser disparado pela arma inimiga e avisa, com uma mensagem sonora emitida por um dispositivo adaptado ao colete, quando o militar é atingido.

Dependendo do local do impacto, a voz especifica a gravidade do ferido: leve, grave ou morto. “A gente pode sair daquela coisa do tiro de festim e verificar como está o adestramento da nossa tropa. O bom, também, é que ainda dá para absorver um pouco da experiência do Exército, que tem muita”, ressaltou o Aspirante R. Ferreira, que fez pela primeira vez o treinamento.

A progressão na pista é acompanhada por um computador, que alcança uma distância de até três quilômetros. Essa transmissão é feita via rádio instalado no colete, junto com um GPS.  Com essa tecnologia, é possível gravar toda a ação e depois discutir os erros e acertos cometidos pelos militares durante o exercício.

Apesar de abrir espaço para outras tropas, este ano o trabalho do CAADEx está mais focado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tendo iniciado os treinamentos no final de março.

Cerca de seis mil militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do Comando de Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército irão ser avaliados na troca de carregadores de armamento durante o combate, no reflexo, na percepção de ameaças e no combate direto na pista. O adestramento dessas Unidades irá até junho.

-x-

Nota Defesanet:

Recomendamos também a leitura dos artigos relacionados abaixo referente a simulação:

Simulação Integrada – Maximizando efeitos, minimizando custos (Link)

Operação Centauro 2015 – Cel Dos Anjos CAAdEx (Link)

ForOp a Força Openente de Elite do CAAdEx (Link)

-x-

Batalhões de Aviação do Exército realizam Operação de treinamento no Rio de Janeiro

O Exército Brasileiro desencadeou a Operação Pão de Açúcar, como parte das atividades de preparação para as ações durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, envolvendo 14 helicópteros do 1° e do 2° Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx), sediados em Taubaté (SP), que estiveram no 31° Grupo de Artilharia de Campanha (Escola) – GAC (Es) –, no bairro de Deodoro, Rio de Janeiro.

A operação está ocorrendo desde o dia 28 de março e se estenderá até 8 de abril, com a participação, também, do 1° Batalhão de Forças Especiais, sediado em Goiânia (GO), do 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista e da Companhia de Precursores Paraquedistas, ambos do Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o Ten Cel Sazdjian, Comandante do 1° BAvEx, o adestramento conjunto visa aperfeiçoar técnicas de infiltração e exfiltração de tropa em locais não preparados para pouso de aeronaves.

Sob a coordenação do Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA), vários exercícios têm sido realizados, voltados a ações de Comando e Controle e reconhecimento de pontos estratégicos.

O Exército Brasileiro contribuirá para a segurança nos Jogos Rio 2016 e contará com a experiência adquirida em eventos anteriores. “Já temos expertise adquirida no Panamericano, nos Jogos Mundiais Militares, na Copa do Mundo e em diversos momentos em que houve o trabalho interagências”, comentou o Ten Cel Sazdjian.

Participação da Imprensa

Estiveram presentes no treinamento, profissionais de diversos meios de comunicação nacionais e internacionais, que puderam acompanhar a execução de técnicas de fast rope e pouso de assalto, além de outras atividades. Após isso, os profissionais sobrevoaram, a bordo do helicóptero Caracal, o Campo dos Afonsos e a Vila Militar.

Fotos da Operção estão publicado em nosso álbum no Facebook (Link)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter