EB: “Operação Bandeirantes” – Exercício visa preparar tropas para os Jogos Olímpicos.

André Roedel
itu.com.br

 

A 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), integrante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), realizará no período de 6 a 10 de julho de 2015, o Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Exc GLO). A atividade, que será desenvolvida também na região de Itu, visa preparar as tropas para os Jogos Olímpicos.

O Exercício Anhanguera – denominado “Operação Bandeirantes” – está previsto no Programa de Instrução Militar (PIM) do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTer); faz parte do Período de Adestramento Avançado (PAA) de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), e está sendo executado na área do Estado de São Paulo, mais precisamente nos municípios de Itu, São Paulo, Campinas, Jundiaí, Pirassununga, São Vicente, Pindamonhangaba e Lins.

Com o objetivo de preparar as tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve para atuar em grandes eventos, como a Olimpíada de 2016, um efetivo de mais de 3 mil militares executará, durante o exercício, em parceria com autoridades policiais locais, situações que incluirão patrulhamento ostensivo de ruas e logradouros; abordagens de elementos suspeitos; pontos de bloqueio e controle de veículos; proteção de estruturas estratégicas; busca e apreensão e escolta de autoridades e comboios, entre outras missões de ambientação operacional.

Ao mesmo tempo, o Exc GLO oferecerá, em algumas localidades, atendimento médico básico e orientação de saúde bucal, bem como palestras sobre ingresso no Exército, lazer para o público infantil, apresentação de Bandas Militares e exposição de material. Cabe ressaltar ainda que este tipo de operação é previsto como uma das missões constitucionais das Forças Armadas.

O 2º GAC L – Regimento Deodoro, especificamente, atuará na região de Itu e Salto realizando também uma Ação Cívico-Social (ACISO), no dia 8 de julho, das 9 às 12 horas, na Praça Duque de Caxias, onde profissionais da área de saúde do Exército Brasileiro realizarão atendimento e orientações médicas e odontológicas à população, visando contribuir para o esforço da 11ª Bda Inf L.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter