EB testará sistema da Motorola Solutions na Copa das Confederações


A Motorola Solutions, provedora líder em serviços e soluções de comunicação de missão crítica para governos e empresas, realiza neste sábado (15), em conjunto com o Exército Brasileiro, o primeiro teste de uma rede privativa de LTE (Long Term Evolution) 4G dedicado a serviços públicos na frequência de 700 MHz, durante uma partida de futebol.

A ação se dará durante a abertura da Copa das Confederações, em Brasília, e tem como objetivo demonstrar os benefícios da utilização da tecnologia por entidades públicas, por meio de uma rede privativa de dados de banda larga móvel 4G, e contribuir de forma mais consistente e eficaz para a inclusão digital dos serviços públicos no País. Para tanto, serão utilizadas soluções para o envio de imagens de câmeras fixas, do efetivo das ruas e aéreas por meio de rede LTE dedicada aos órgãos públicos, em tempo real, para a Central de Comando e Controle e para os agentes públicos em campo envolvidos nas operações. 

Durante o evento serão realizados testes visando avaliar a capacidade de transmissão das altas taxas de dados em conjunto com a mobilidade que uma rede 4G pode oferecer. Por meio da rede LTE serão transmitidas imagens de câmeras fixas de segurança instaladas ao redor do estádio e câmeras móveis instaladas em veículos, em motocicletas (batedores) e em helicópteros do Exército. As imagens serão acessadas em tempo real no Centro de Comando e Controle e pelos usuários em operação em campo com os terminais e modems LTE. Além da transmissão de imagens em tempo real, a rede LTE também será utilizada para acesso a informações na internet e PTT (push-to-talk) para comunicações de voz, entre outras aplicações. 

Serão disponibilizados rádios modem veiculares, rádios modems USB e dispositivos de mão LEX 700, que serão utilizados pelo Exército de Brasília e outras agências públicas envolvidas na operação do evento. Para garantir ampla cobertura da rede de 4G, foi instalado um site no Colégio Militar de Brasília (CMB), próximo ao local do evento, para dar suporte ao efetivo que trabalhará na segurança da cidade durante o jogo. 

Pontos importantes 

  • Para todos os jogos da Copa das Confederações, nas cidades-sede, o Exército Brasileiro também utilizará sistemas digitais de radiocomunicação de voz criptografada da Motorola Solutions.
  • As soluções de radiocomunicação serão utilizadas durante as competições, permitindo que todas as cidades-sede estejam interligadas por uma rede IP. O sistema fará a cobertura, principalmente, em pontos considerados críticos, como os estádios, os centros de treinamento, hotéis, aeroportos e pontos de infraestrutura crítica.
  • No ano passado, durante o desfile cívico de 7 de Setembro, na capital federal, foi realizado um importante teste de aplicação real da tecnologia.  Representantes do Exército que faziam a organização do evento, por meio de terminais móveis, recebiam imagens de uma câmera e conseguiam ter ampla visibilidade do que ocorria em vários pontos do evento, principalmente nos mais críticos, como na dispersão, onde havia maior necessidade de organização.
  • Os testes de LTE, em parceria com o Exército Brasileiro, na capital federal, tiveram início em maio de 2012.  

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até o momento com as soluções da Motorola Solutions. Trata-se de um projeto de vanguarda que nos permite oferecer respostas muito mais rápidas em situações críticas, o que pode ajudar a salvar mais vidas e dar mais segurança para os cidadãos brasileiros”, ressalta o comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, general Santos Guerra. 

“Com as soluções que serão testadas nesse primeiro jogo na Copa das Confederações, o Brasil vai dar uma amostra ao mundo do que pode ser feito, efetivamente, na segurança pública com o auxílio de tecnologia de ponta. E mostrará também, que está preparado para oferecer segurança, não só em um grande evento, como também no dia a dia da população brasileira”, declara Paulo Cunha, presidente da Motorola Solutions Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter