COBERTURA ESPECIAL - Embraer - Aviação

13 de Maio, 2022 - 09:00 ( Brasília )

Embraer promove portfólio de Defesa e Segurança na Black Sea Defense, Aerospace and Security (BSDA), na Romênia


Com um dos portfólios mais amplos e as soluções mais inovadoras para os mercados de defesa e segurança, a Embraer estará presente na Black Sea Defense, Aerospace and Security (BSDA) International Exhibition, em Bucareste, na Romênia, entre os dias 18 e 20 de maio.

Os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países e incluem a aeronave multimissão de transporte C-390 Millennium e a aeronave de ataque leve e treinamento A-29 Super Tucano, além de amplas soluções para os segmentos aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético.

O C-390 Millennium e sua configuração de reabastecimento aéreo, o KC-390, são a nova geração de aeronaves multimissão de transporte militar que oferecem mobilidade e capacidade de carga incomparáveis, rápida reconfiguração, alta disponibilidade, conforto aprimorado, e segurança de voo, bem como gerenciamento otimizado de custos operacionais reduzidos ao longo do ciclo de vida da aeronave - tudo em uma única plataforma. Desde a primeira entrega à Força Aérea Brasileira (FAB), em 2019, o KC-390 Millennium tem comprovado sua capacidade, confiabilidade e desempenho.



A aeronave foi amplamente utilizada em operações de transporte de equipamentos e suprimentos médicos, desde oxigênio líquido a veículos para todo o Brasil no auge da pandemia de covid-19. A frota atual de KC-390 da FAB é composta por cinco unidades e todas estão em pleno funcionamento.

A frota já ultrapassou as 5 mil horas de voo em operação com uma taxa de conclusão de missão de 97%, demonstrando excelente disponibilidade e produtividade em sua categoria. Fora do Brasil, o KC-390 também foi utilizado em missões internacionais em agosto de 2020, quando levou suprimentos a Beirute, no Líbano, após a devastadora explosão do porto da cidade.

O KC-390 também foi enviado ao Haiti, em setembro de 2021, após um terremoto e um ciclone. Mais recentemente, a aeronave foi usada na Polônia para resgatar brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades que fugiam do conflito na Ucrânia.

As Forças de Defesa da Hungria e a Força Aérea Portuguesa assinaram pedidos para a aeronave.

Tanto a frota portuguesa como a húngara serão configuradas para realizar reabastecimento aéreo e são totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e comunicações.

A frota da Forças de Defesa da Hungria será a primeira do mundo a contar com uma configuração de Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, característica essencial para a realização de missões humanitárias.



No início deste ano, a frota mundial de aeronaves A-29 Super Tucano atingiu 500 mil horas de voo. Com mais de 260 unidades entregues, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, sendo as entregas mais recentes para as forças aéreas das Filipinas e da Nigéria.


VEJA MAIS