COBERTURA ESPECIAL - Embraer - Aviação

21 de Dezembro, 2021 - 08:00 ( Brasília )

BAE Systems e Embraer irão explorar potenciais variantes de defesa para o eVTOL da Eve


A BAE Systems e a Embraer Defesa e Segurança anunciaram planos para um estudo conjunto para explorar o desenvolvimento da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve para o mercado de defesa e segurança.

O estudo baseia-se no desenvolvimento da Eve para o mercado de mobilidade aérea urbana e analisará como a aeronave poderia fornecer capacidade econômica, sustentável e adaptável como uma variante de defesa.

Engenheiros do setor aéreo da BAE Systems em Lancashire, Reino Unido, trabalharão em conjunto com a equipe de Defesa e Segurança da Embraer baseada em São José dos Campos, interior de São Paulo, para explorar como uma variante de defesa poderia ser usada para uma gama de aplicações como transporte de pessoal, vigilância e reconhecimento, alívio a desastres e resposta humanitária.

O eVTOL da Eve pode ajudar a transformar as operações de defesa, ao mesmo tempo que reduz seu impacto ambiental a um custo operacional muito menor do que as plataformas atuais. “Esta colaboração com uma das principais empresas de defesa do mundo nesta tecnologia vibrante e revolucionária, está em linha com nosso objetivo de estabelecer parcerias estratégicas. Esperamos explorar mais meios pelos quais nossas organizações possam trabalhar juntas e se beneficiar das ricas experiências de cada uma. A colaboração nos permite explorar talentos de todo o mundo em nosso interesse mútuo de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

“A combinação da tecnologia inovadora da Embraer no setor comercial, aliada a nossa extensa experiência em engenharia de defesa e integração de sistemas, nos ajudará a acelerar o ritmo de novas inovações”. Segundo Ian, “este estudo conjunto é um ótimo exemplo de como estamos cumprindo nosso compromisso de colaborar para explorar tecnologias novas e sustentáveis para nossos clientes”, disse Para Ian Muldowney, COO da BAE Systems Air.

A aeronave totalmente elétrica faz parte do compromisso da Embraer com a aviação mais sustentável e é fruto da Eve, empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

O estudo conjunto apoia diretamente a estratégia da BAE Systems para acelerar o desenvolvimento de tecnologia sustentável por meio de um investimento maior em pesquisa e desenvolvimento, bem como trabalhar com parceiros da indústria, PMEs e academia.

O eVTOL é um produto que está sendo desenvolvido pela Eve UAM, LLC, uma empresa Embraer. A Embraer firmou recentemente um acordo de combinação de negócios definitivo com a Zanite Acquisition Corp, uma sociedade de aquisição de propósito específico (SPAC), com o objetivo de listar a Eve na NYSE.

A BAE Systems acordou em investir US$10 milhões no negócio da Eve e está trabalhando com a Embraer Defesa e Segurança em um estudo conjunto para explorar o desenvolvimento de uma variante de defesa.


VEJA MAIS