EMBRAER – Incidente em teste de aeronave deixa feridos em São José

 

Por G1 Vale do Paraíba e Região

 

Três voluntários ficaram feridos em um incidente em um teste de aeronave na noite desta quinta-feira (5) na sede da Embraer em São José dos Campos (SP). O modelo E195-E2 está em campanha de testes para certificação para voo. As três vítimas foram socorridas e passam bem.

De acordo com a companhia, o incidente foi registrado durante um ensaio de evacuação em solo. O procedimento padrão faz parte do processo de certificação de todas as aeronaves. Esse documento comprova que o jato atende aos requisitos de segurança. No Brasil, a responsável por essa avaliação é a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Conforme apurou o G1, a saída dos funcionários deveria ocorrer, durante o teste, somente pelo lado direito da cabine, onde havia na saída de emergência um escorregador inflável para amenizar o impacto da queda dos voluntários.

No entanto, dois deles conseguiram abrir a saída do lado esquerdo da aeronave e, sem saber que apenas um lado deveria ser usado para evacuação, escorregaram. O tobogã por onde eles saíram não estava totalmente inflado e os voluntários acabaram se ferindo levemente.

A terceira voluntária ferida desceu do lado esperado, mas reclamou de dor no corpo após o procedimento.

Segundo a Embraer, os três voluntários foram socorridos e passaram por avaliação médica. Depois, foram liberados. A companhia não deu detalhes do que motivou o destravamento indevido da porta.

ANAC

A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) informou que acompanhou o ensaio de evacuação, que serve como parte das atividades de verificação de cumprimento com requisitos de segurança, previamente à certificação.

Por não ter ocorrido como previsto, o teste não foi considerado válido pela agência

Outros testes

O jato E195-E2 já passou por outros testes para conseguir certificação da Anac. Um deles aconteceu em julho em pista molhada.

À época, a Embraer informou que vendeu 80 unidades do modelo e a previsão é que a primeira unidade seja entregue no primeiro semestre de 2019.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter