FAB lança aplicativo gratuito para gerenciar os planos de voo

A Força Aérea Brasileira (FAB) lança, na segunda-feira (23OUT2017), o aplicativo FPL BR, uma nova ferramenta para a elaboração, validação, envio e atualização dos dados do plano de voo pela internet.

O aplicativo conta com versões para as plataformas IOS e Android e está disponível gratuitamente nas lojas App Store e Google Play.

Pilotos civis e militares podem fazer o download do aplicativo desenvolvido pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em parceria com a empresa ATECH Negócios em Tecnologia S/A, do grupo EMBRAER.

Segundo o adjunto da Divisão de Operações da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira, o aplicativo tem o objetivo de atender às necessidades dos pilotos. “Uma delas é a mobilidade. A ferramenta permite apresentar um plano de voo de qualquer lugar, de maneira prática e segura, utilizando seu smartphone, sem a necessidade de se deslocar até uma Sala de Informações Aeronáuticas, AIS, além de acompanhar o status da aprovação do plano de voo em tempo real”, esclarece o gerente do projeto.

No Brasil, são cerca de três mil voos diários. Somente em São Paulo, são 700 mil movimentos por ano, segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). “O aplicativo é um módulo do Sistema Integrado de Gestão dos Movimentos Aéreos, o SIGMA. Todas as informações são tratadas e aprovadas por este sistema”, acrescenta o oficial.

A interface disponibiliza, ainda, a consulta de plano de voo completo (PVC) e simplificado (PVS), além de mensagens de atualização relacionadas à modificação (CHG), cancelamento (CNL) e atraso (DLA).  

Outra funcionalidade é o recebimento de notificações sobre a aprovação ou reprovação das mensagens enviadas. Possibilita, também, ao usuário fazer solicitação de cadastro no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), gerenciar os dados pessoais, além de permitir uma integração com outros órgãos fiscalizadores, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica (INFRAERO) e a Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN).

O aplicativo conta com versões para as plataformas IOS e Android e está disponível gratuitamente nas lojas App Store e Google Play.

 

Praticidade, rapidez e segurança

Com o envio qualificado dos planos de voo e a sua validação por intermédio do cruzamento de dados de diversos órgãos do setor, diminui a incidência de erros. Assim, incompatibilidades que possam impedir a realização do voo são identificadas previamente reduzindo a necessidade de intervenção corretiva dos profissionais do DECEA.

De acordo com o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, a primeira fase do processo digital permitiu ao piloto apresentar seu plano de voo pela internet através do Portal de Serviço de Informação Aeronáutica (AISWEB). “Com a evolução do sistema de tráfego aéreo brasileiro, é possível enviar o plano de voo pelo celular, sem a necessidade do piloto se deslocar até uma Sala AIS. O plano de voo é processado imediatamente, gerando economia de pessoal e garantia de processo de aprovação de forma segura e eficiente”, descreve o oficial-general.

Para se ter uma ideia, mais de 2.000 usuários participaram da campanha de teste do aplicativo. “É rápido e de fácil utilização, além de permitir o acesso a diversos serviços”, afirma o piloto do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), Tenente Aviador Jean Pierre de Castro Benevides.

O aplicativo foi elogiado, também, pelo piloto de linha aérea de helicóptero Renato Pietroforte Carvalho, que ressaltou as vantagens do uso do software. “Permite uma série de facilidades, tanto no preenchimento como no gerenciamento dos dados do plano de voo, além de diminuir os erros, já que o próprio sistema conduz o processo, oferecendo as opções de resposta para cada item do formulário”.

As sugestões, dúvidas ou críticas, devem ser encaminhadas para o Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC DECEA.

Assista ao vídeo e conheça o aplicativo FPL BR.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter