Rollout E195-E2 – Alta Tecnologia e Futuro na EMBRAER

Nota DefesaNet

Veja a matéria sobre o primeiro voo do E195E2 realizada em 29MAR2017

O editor

A EMBRAER apresentou na terça-feira (07MAR2017), em uma cerimônia mais  voltada para os público interno, na unidade de em São José dos Campos, a maior aeronave da segunda geração da família de E-Jets e também o mais eficiente avião comercial do mundo para rotas domésticas: o E195-E2. Com voo inaugural previsto para os próximos meses, o jato deverá entrar em serviço no primeiro semestre de 2019.

Além de ser a apresentação de uma aeronave que é traz uma série de desafios tecnológicos, construtivos e de performance da aerodinâmica aeronáutica . É o segundo modelo da Família E-jets2 da EMBRAER, cujo desenvolvimentos começou em 2013.

São três as versões em desenvolvimento: E190-E2 (apresentado em Fevereiro 2016, e em testes de voo), o E195-E2 (apresentado agora) e o E175-E2 a ser apresentado em 2020/21.   Importante é que o rollout ocorreu com um avanço de quase seis meses ao cronograma de desenvolvimento original.

As dimensões do E195-E2 são importantes não ó para as características de voo como nas etapas de fabricação onde os hangares das instalações de São José estão sendo adaptados para a nova aeronave. Com uma envergadura de 35,1 m e o comprimento de 41,5m. Com um peso de decolagem 60.700 kg.

Asa de novo perfil

A aeronave tem uma asa desenvolvida especialmente para a família E-2. Usando o conceito de “Asa Gaivota” e o “Wing Tip” permite reduzir significativamente o Vortex (turbulência) na ponta das asas. A alternativa até o momento era o emprego dos winglets. (veja a asa em asa no vídeo abaixo)

A nova asa dos E-Jets2 permite uma melhor performance em voo e redução do consumo de combustível. Mas a adoção de software de Quarta Geração gera outros influências.

“Introduzimos na comprovada plataforma de E-Jets todas as novas tecnologias que agregam valor aos clientes. Um exemplo é a quarta geração de fly-by-wire que permitiu a redução de 20% da área da empenagem, minimizando o arrasto e o peso,” explica Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Operações, Embraer Aviação Comercial.

“O avião terá uma economia de até 24% de consumo e 20% nos custos de manutenção por assento quando comparado ao atual E195. Parte dessa economia será atingida pela nova tecnologia de motores, mas o grande diferencial competitivo do E195-E2 está na otimização da estrutura e dos seus vários sistemas.”

Além de uma especificação mais equilibrada, a EMBRAER usou toda a experiência de mais 17 milhões de horas voadas nos E-Jets atuais, com uma frota de mais 1.300 unidades, para chegar a um projeto de otimização para o E2. Por exemplo, sendo concebido com uma combinação inteligente de materiais, o E195-E2 consegue ter capacidade de transportar 10% mais passageiros que o concorrente direto e ainda assim ter o mesmo peso. 

“O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o perfil de frota das companhias aéreas em todo o mundo. Tendo custo por viagem 20% menor e custo por assento similar ao de aviões maiores, o E195-E2 torna-se o avião ideal tanto para crescimento de empresas regionais como complementação de frota de empresas de baixo custo e de linhas principais”, disse John Slattery, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial.

O E195-E2 tem três fileiras a mais de assentos quando comparado ao E195 da atual geração, podendo ser configurado com 120 lugares em duas classes de serviço, ou até 146 em classe única. A aeronave também tem aumento significativo de alcance, de mais de 800 quilômetros (450 milhas náuticas), o que possibilitará viagens de até 4.500 quilômetros (2.450 milhas náuticas) de distância.

“Introduzimos na comprovada plataforma de E-Jets todas as novas tecnologias que agregam valor aos clientes. Um exemplo é a quarta geração de fly-by-wire que permitiu a redução de 20% da área da empenagem, minimizando o arrasto e o peso,” explica Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Operações, Embraer Aviação Comercial. “O avião terá uma economia de até 24% de consumo e 20% nos custos de manutenção por assento quando comparado ao atual E195. Parte dessa economia será atingida pela nova tecnologia de motores, mas o grande diferencial competitivo do E195-E2 está na otimização da estrutura e dos seus vários sistemas.”

O motor é o novo Pratt & Whitney PW1900G com versões de 19.000 a 23.000 libras de empuxo.

 

A Embraer vai utilizar dois aviões na campanha de certificação do E195-E2. O primeiro protótipo será utilizado nos ensaios de aerodinâmica e desempenho, enquanto o segundo avião, que também deve realizar o voo inaugural até o fim deste ano, será empregado na validação de tarefas de manutenção e de interior.

Desde o lançamento, os E2 alcançaram 690 pedidos, dos quais 275 firmes, sendo 90 para o E195-E2, e de 415 opções e direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente, a família de E-Jets opera com cerca de 70 clientes em 50 países, sendo líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de participação de mercado.

Com investimento de USD 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho de 2013 e reforça o compromisso da Embraer em investir continuamente na linha de jatos comerciais e manter a liderança de mercado no segmento de 70 a 130 assentos. 

As Famílias ERJ145 e E-Jet

A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos. Cerca de 900 aviões da família ERJ 145 de jatos regionais foram entregues a companhias aéreas desde sua introdução no mercado, em 1996. A família de E-Jets inclui quatro aeronaves que têm entre 70 e 130 assentos. Com engenharia avançada, alto grau de eficiência, cabines ergonômicas e espaçosas com dois assentos por fileira, além de atraente economia operacional, o E170, o E175, o E190 e o E195 estabeleceram um novo padrão na categoria.

Desde que os E-Jets entraram em serviço, a Embraer recebeu mais de 1.700 pedidos firmes para esta família de aeronaves e mais de 1.300 E-Jets já foram entregues.

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