Embraer cria direção de comunicação corporativa

Anderson Scardoelli
portal.comunique-se.com.br


Há nove anos fora do país, o jornalista Saulo Passos construiu carreira na Europa e nos Estados Unidos. Com cargos de liderança desempenhados na Nokia e na Microsoft, onde permaneceu até o início de maio, ele planejava voltar ao Brasil. Companhia brasileira com negócios espalhados em todos os continentes, a Embraer vinha se estruturando para ganhar ainda mais o mercado exterior. Para isso, o núcleo de comunicação teria papel-chave, precisando, talvez, de um gestor com experiência internacional. Assim, as histórias do profissional e da empresa começaram a se entrelaçar.

De volta ao Brasil, Passos foi contratado pela empresa de aviação no mês passado, tendo a responsabilidade de comandar a direção de comunicação corporativa em nível global, divisão desenvolvida com a sua chegada.

À reportagem do Portal Comunique-se, ele explica que a criação do departamento visa deixar mais uniforme o trabalho de todas as partes relacionadas à comunicação social, uma vez que integra as demandas voltadas à comunicação externa, marketing institucional e eventos corporativos. O novo formato faz com que o diretor recém-chegado à Embraer seja responsável pela equipe formada por cerca de 40 profissionais.

Apesar das poucas semanas como diretor da Embraer, o executivo brasileiro mostra-se alinhado com a postura da companhia, a qual não poupa elogios, pela estrutura e pela forma com a qual trata os colaboradores. E não nega: já é um apaixonado pela empresa. "Todo brasileiro sentiria orgulho de trabalhar na Embraer", conta. A respeito do trabalho que tem comandado há cerca de um mês, Passos explica quais os processos feitos no momento, levando em consideração que a comunicação mudou na última década. "Estamos organizando a integração da parte de mídias sociais, da produção de eventos, marketing institucional e a parte de assessoria de imprensa".

Para isso, o diretor conta com um "time muito robusto", conforme enfatiza, com funcionários espalhados por Brasil (São Paulo e São José dos Campos), Europa (também cuidando de contatos na África e no Oriente Médio), Cingapura (parte da Ásia e Oceania), China e Estados Unidos. "A Embraer conta com relações comerciais em mais de 50 países e, agora, com a direção que foi criada, temos um plano muito ambicioso", conta o executivo, que pontua o perfil de seus colaboradores. "A equipe conta com gente com formação em comunicação e também com pessoas que são da área de aviação".

Da tecnologia à aviação

Além da volta ao Brasil depois de nove temporadas consecutivas em solos internacionais, Saulo Passos encara outra mudança ao assumir a responsabilidade de ser o diretor global de comunicação corporativa da Embraer. Isso porque ao longo dos últimos anos, 10 na Nokia e um e meio na Microsoft, o executivo com graduação em jornalismo e MBA pela USP esteve dedicado ao mercado de tecnologia.

Agora, o desafio é integrar o setor de aviação. "Não sou especialista no assunto. Ainda!", comenta o profissional, que destaca uma diferença entre as duas áreas. "Em tecnologia, os processos são mais rápidos, pois você lança um celular e o tempo de vida dele é de um, dois anos. Na aviação, com esse tempo, você está construindo um avião". Problema? Não para ele. "Facilita em termos de organização. Para se ter ideia, já estamos estruturando o planejamento estratégico da Embraer para 2029", anuncia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter