COBERTURA ESPECIAL - Eleições - Aviação

16 de Novembro, 2020 - 10:10 ( Brasília )

FAB presta apoio às eleições municipais na região Norte do Brasil

O apoio faz parte da Operação Garantia da Votação e Apuração (GVA), deflagrada pelo Ministério da Defesa

Major Monteiro

Em apoio às eleições municipais de 2020, a Força Aérea Brasileira (FAB) emprega, desde a última quarta-feira (11), aeronaves para o transporte aéreo logístico de pessoal e de material para localidades de difícil acesso dos estados do Amazonas (AM), Acre (AC) e Roraima (RR). A atuação da FAB integra a Operação Garantia da Votação e Apuração (GVA), deflagrada pelo Ministério da Defesa, que aprovou, por meio de Diretriz Ministerial, o emprego das Forças Armadas nas eleições municipais de 2020. As localidades atendidas foram demandas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e analisadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estão envolvidas na missão algumas aeronaves da FAB. Dentre elas um H-60L Black Hawk do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV); um C-97 Brasília e um C-98 Caravan, do Esquadrão Cobra (7º ETA); e um C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1º/9º GAV).

O Capitão Aviador Frederico de Brito Machado, do Esquadrão Harpia, destacou a satisfação em participar da missão. "É gratificante poder levar condições de voto até as comunidades isoladas e de difícil acesso em nossa Amazônia. O emprego da Força Aérea faz uma enorme diferença, com a participação de tripulações capacitadas e com experiência em operações na Selva Brasileira. As nossas aeronaves carregam muito mais que urnas e pessoal de apoio. Carregam cidadania", disse.

O piloto do Esquadrão Arara, Capitão Aviador Felipe dos Santos Pereira, também está empenhado na missão. "Eu tive a oportunidade de apoiar as eleições municipais deste ano no estado do Amazonas, onde realizamos o transporte de tropas do Exército Brasileiro, de Humaitá para Manicoré, com o objetivo elevar a segurança desta localidade. É uma região com acesso muito limitado, onde o transporte fluvial levaria dias, e a Força Aérea realizou em 40 minutos, otimizando e tornando mais eficiente e eficaz este apoio", disse.

A FAB também transportará militares do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 8 (GSD-MN), sediado em Manaus (AM), para realizar a segurança e garantir a votação e a apuração das eleições nos municípios de Manacapuru (AM) e Anamã (AM).

Fotos: 1°/9° GAV e 7°/8° GAV



Outras coberturas especiais


Guerra Informação e Híbrida

Guerra Informação e Híbrida

Última atualização 29 NOV, 20:00

MAIS LIDAS

Eleições