Almirante de Esquadra Bento Alburquerque é indicado para cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia

O Presidente Eleito, Jair Bolsonaro, divulgou, por meio de suas mídias oficiais, a indicação do Almirante de Esquadra Bento Albuquerque para o Cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia, neste dia 30 de novembro.

O Almirante Bento, carioca, 60 anos, atual Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), iniciou a carreira militar em 1973.

Como Oficial submarinista, comandou os Submarinos “Tamoio” e “Tonelero”, a Base de Submarinos “Almirante Castro e Silva” e, também, a Força de Submarinos da Marinha do Brasil, tendo sido, ainda, Chefe de Gabinete do Estado-Maior da Armada, Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra.

Em sua formação, o Almirante Bento realizou os Cursos de pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília; MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas; e MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de vários Cursos Militares da Escola de Guerra Naval e do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.

No Congresso Nacional, atuou como Assessor Parlamentar do Gabinete do então Ministro da Marinha e como Assessor-Chefe Parlamentar do Comandante da Marinha.

A experiência internacional do Almirante Bento inclui o Cargo de Diretor-Geral da Junta Americana de Defesa (JID), Entidade vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington-DC, EUA; e o posto de Observador Militar da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Guerra da Bósnia, primeiro na cidade de Sarajevo e, depois, em Dubrovnik, na Croácia.

Antes de chegar à Direção-Geral da DGDNTM, Órgão que comanda todas as Unidades Científicas e Tecnológicas da Marinha, incluindo o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e o Programa Nuclear da Marinha (PNM), o Almirante Bento foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter