Editorial – A Boia Salvadora?

DefesaNet Editorial
A Boia Salvadora?

11 Agosto 2015

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE),  apresenta na quarta-feira (12 AGO 15), o estudo “Cadeia de Valor e Importância socioeconômica no Brasil” elaborado pela FIPE e chancelado pelo Dr Antonio Delfim Netto.

O evento, que também comemora os 30 anos da ABIMDE, ocorrerá no Comando Militar do Sudeste. São esperadas as presenças do Ministro da Defesa, Sr Jaques Wagner e os Comandantes Militares.

É de um esforço da ABIMDE, em mostrar que os investimentos na área de Defesa, e portanto na Base Industrial de Defesa Brasileira (BID), geram um retorno de até quatro vezes o valor inicial, como anunciando em uma prévia durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional.

Porém, o governo mostra contraditórias ações em suas diversas faces: econômica, política, executiva e militar.

O último evento da recente visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos foi uma reunião (1º Jul 15), no Ames Research Center, da NASA, em Moffett Field, California. A reunião teve a presença de pesos pesados da área aeroespacial e defesa americana com atuação no Brasil.

Recepcionada pela Boeing, participaram as empresas: GE, Rockwell Collins, UTC, Honeywell, Parker e Caltech. E também a brasileiro-americana EMBRAER. – Ver a matéria: EMBRAER ou AMECOAER (AMErican COmpany AERonautics)? Link.

As discussões foram em torno de como indústria, governo e academia podem trabalhar juntos para levar inovação ao mercado. Falou-se também da expectativa de crescimento do setor nos próximos anos.

Porém, a pauta principal  foi uma explanação reservada para a presidente Dilma Rousseff, e comitiva, entre eles, o Ministro da Defesa Jaques Wagner, o Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação Aldo Rebelo, e o da Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto .

O assunto foi como funciona o mercado global de fornecedores do setor aeroespacial e defesa, ou o global supply chain.

O Palácio do Planalto liberou poucas informações e os participantes são mudos sobre a reunião. Com pauta tão importante e a situação crítica no momento atual qual o mistério?

O que leva os Comandantes das Forças adotarem ouvidos de mercador e não procurarem honrar dívidas geradas por eles mesmos?

DefesaNet publicou a primeira reportagem sobre as ações do Programa Americano SelectUSA,  iniciativa dos Departamentos de Estado e Comércio dos Estados Unidos, junto à Base Industrial de Defesa do Brasil (ver a matéria BR-US – SelectUSA e a Base Industrial de Defesa Link).

O Secretário de Estado John Kerry lançou o termo “Diplomacia Econômica”, e cunhou a frase: “O que os Estados Unidos necessitarem fazer dentro da lei para atração de novos negócios e investimentos será feito”.

Em recente evento com o foco no cluster aeroespacial  e de defesa na cidade de São José dos Campos com o apoio da CECOMPI, com o objetivo de “internacionalização” das empresas da Base Industrial e Serviços do Setor Aeroespacial Brasileira.

Com a estagnação econômica brasileira e a falta de perspectivas nas áreas aeroespacial e defesa, com o anúncio de que os principais programas, inclusive os constantes do PAC, tiveram prorrogações nos cronogramas de desenvolvimentos de vários anos : KC-390 (2 anos), ASTROS 2020 (5 anos), SISFRON (14 anos), etc. As perspectivas nos Estados Unidos soam como salvadoras.

Atrasos generalizados em TODOS os programas de defesa e que podem ser maiores ainda, e como alguns oficiais comentaram com DefesaNet, estão sendo avaliados constantemente, pois a situação cambial faz o cenário mudar dia a dia.

A mudança aos Estados Unidos, da Base Industrial de Defesa Brasileira parece ser a Boia de Salvação.

Será Verdade?

-x-

Matérias Relacionadas:

BR-US – SelectUSA e a Base Industrial de Defesa (Link)

EMBRAER ou AMECOAER (AMErican COmpany AERonautics)? (Link)

Comitiva americana conhece Política e Estratégia de Defesa Nacional do Brasil (Link)

AFSOUTH vem ao Brasil para SMME de Busca e Salvamento (Link)

BR-US – Wagner afirma que visita inicia nova era na Defesa (Link)

BR-US – Comunicado Conjunto – 30 Junho 2015 (Link)

BR-US – Brasil e Estados Unidos vão desenvolver projeto na área de Defesa (Link)

Carta aberta do DefesaNet ao ministro da Fazenda Joaquim Levy (Link)

Material em Inglês – English version

DefesaNet’s open letter to the Brazilian Treasury Minister, Joaquim Levy (Link)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter