Esquadrão de Demonstração Aérea tem novo Comandante

Capitão Ícaro Furtado E Major Oliveira Lima

No dia 15 de dezembro o pátio de aeronaves da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), foi palco da Cerimônia de Passagem de Comando do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).  Após dois anos como Comandante, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues passou o comando para o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares que, coincidentemente, também foi Comandante da Fumaça em 2005 e 2006. Estiveram presentes o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, além de outras autoridades militares e civis da região. 

Logo no início da cerimônia, oito aeronaves surgiram no horizonte. Em voo invertido, o Tenente-Coronel Franklin conduziu outras sete aeronaves em voo normal para a passagem da liderança em voo ao Tenente-Coronel Garcia, que assumiu como novo líder da formação. Através do rádio, todos os presentes na cerimônia puderam ouvir as palavras do novo Comandante. “Assumo, em voo, a liderança do Esquadrão de Demonstração Aérea!”.  

Ao abandonar a formação, o líder substituído realizou suas últimas manobras a bordo de um A-29 Super Tucano da Fumaça, despedindo-se diante dos convidados presente. Após o pouso, as aeronaves, perfiladas em frente ao público, ligaram suas fumaças uma a uma, como forma de homenagem ao ex-líder do Esquadrão. 

Na sequência da solenidade, o ato de Passagem de Comando foi presidido pelo Major-Brigadeiro Ary. Emocionado durante suas palavras de despedida, o Tenente-Coronel Franklin fez agradecimentos especiais à sua família e aos integrantes do Esquadrão por todo apoio e amizade. Dirigindo-se ao novo Comandante, desejou todo o sucesso e sorte nessa empreitada. "Terá grandes desafios, como já conversamos, mas tenho certeza que saberá contorná-los com facilidade, dada sua alta capacidade profissional”, pontuou. 

“Uma grande honra e sentimento de gratidão à Força Aérea Brasileira pela oportunidade concedida e confiança em mim depositada. Entendo a responsabilidade da função e estou bastante motivado para cumprir, da melhor maneira possível, a missão da Unidade”, finalizou o Tenente-Coronel Garcia.

Novo Comandante

Natural de Taubaté (SP), o novo Comandante, Tenente-Coronel Garcia, integrou a equipe da Fumaça entre 2012 e 2018, tendo voado nas posições #5 (ala esquerda externa), #6 (ala direita externa) e #7 (isolado). Em dezembro de 2019, o oficial retornou para chefiar o Setor de Operações e realizar o revezamento da posição #1 com o Tenente-Coronel Franklin. Com anos de experiência na Fumaça e no voo de demonstração, o Tenente-Coronel Garcia possui mais de 4000 horas de voo e um total de 109 demonstrações aéreas na Esquadrilha da Fumaça. 

Fotos: Soldado João Oliveira/ AFA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter