Fumaça se apresenta no aniversário de 59 anos de Brasília

Tenente Jonathan Jayme E Capitão Landenberger

Na celebração dos 59 anos de Brasília (DF), a Força Aérea Brasileira (FAB) presenteou os moradores da Capital Federal com mais uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A demonstração dos aviões A-29 Super Tucano aconteceu neste domingo (21/04), após a tradicional cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes.

O show de acrobacias de número 3.865 durou aproximadamente 40 minutos. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da esquadrilha, foi uma das atrações principais da programação divulgada para a data pelo Governo do Distrito Federal.

Entre os espectadores, os olhares atentos de Clauber Souza dos Santos, de 21 anos, revelam um apaixonado pela aviação e um fanático pela Esquadrilha. “Acompanho desde criança, vou a todas as apresentações que posso. Uma vez fui para Salvador só para assistir a demonstração”, revela.

O rapaz conta ainda que coleciona aeromodelos, hobby que adquiriu desde a infância. “Fico o tempo todo pesquisando sobre o assunto. Compro camisetas, bonés. Todo mundo sabe o quanto gosto disso”, completa.

No meio da Praça dos Três Poderes, sobre os ombros do pai, estava a pequena Ana Kothe de Melo Horta, de 4 anos, que já se intitula uma futura aviadora. “Meu coração não vai aguentar”, fala a mãe, Mila Kothe.

O pai da garota, Odélio de Melo Horta Filho, disse que apoia a filha depois de se encantar com as acrobacias. “Já vimos a Fumaça algumas vezes, mas essa foi especial.”

Augusto Gomes de Matos, de 7 anos, já estava caracterizado para, segundo ele, embarcar em um A-29 Super Tucano. “Só com essa farda podemos pilotar um avião da Esquadrilha”, afirmou. Também acostumado a acompanhar os shows do EDA, ele achou essa apresentação diferente. “Foi muito mais legal com essa bandeira de fundo, com os monumentos da praça. E foi incrível também porque é o aniversário de Brasília”, concluiu.

Agenda

A apresentação no aniversário de Brasília foi a sétima da Fumaça no mês de abril. A agenda com as próximas demonstrações pode ser acessada no site oficial do EDA. Para mais detalhes e para acompanhar a rotina da Esquadrilha, acesse também as redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr [Links].

Informação e diversão

Um estande da FAB também foi montado no local das apresentações. No espaço, o público pôde conhecer de perto a réplica do F-39 Gripen, futuro caça da FAB, se informar sobre as formas de ingresso na Força e, ainda, se divertir com o óculos de realidade virtual e com as revistas em quadrinhos da Turma do Fabinho. Quem passou por lá foi a família de Paulo Moura Silva.

Os filhos Caio e Ana Júlia Pereira Moura ficaram impressionados com a realidade virtual do simulador. “Parecia que eu estava voando, fiquei até com medo de cair”, disse a menina. Já o irmão disse que teve a certeza que estava dentro de um cockpit de uma aeronave. “Tinha até os botões da cabine. Foi muito legal”, concluiu.

Fotos: Sargento Bruno Batista e Soldado Thallys Amorim / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter