Dia Internacional dos Museus

MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E DOCUMENTAÇÃO DA MARINHA

Dia  Internacional dos Museus

 

Celebra-se hoje, 18 de maio de 2022, o Dia Internacional dos Museus. A data foi instituída em 1977 durante uma Assembleia Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM) no intuito de sensibilizar o público sobre a importância dos museus no desenvolvimento da sociedade.

A Marinha do Brasil, pioneira entre as Forças Armadas, teve o seu primeiro museu criado em 1868, ainda durante a Guerra do Paraguai, e só inaugurado em 1884 – o Museu Naval. Hoje, possui monumentos, salas de memória e museus, totalizando 35 espaços voltados para a Família Naval ou abertos ao público em geral.

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o tema escolhido pelo ICOM para a Semana Nacional de Museus 2022, “O Poder dos Museus”, diz respeito a “pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de funções sociais e criação de repertórios para o futuro”.


SALVAGUARDANDO A HISTÓRIA, OS MUSEUS ANTEVEEM O AMANHÃ.

—————–

Acesse www.marinha.mil.br/dphdm e saiba como visitar o Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ), com entrada gratuita, além de conhecer as atividades culturais desenvolvidas pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

Conheça também outros museus e espaços de memória da Marinha do Brasil pelo País em: www.marinha.mil.br/dphdm/museus/outros-museus-mb.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter