Delegação Brasileira nas comemorações de Montese

ilrestodelcarlino.it

Uma grande delegação brasileira participou ontem (25ABR2022), das comemorações do 77º aniversário da libertação em Montese.

Liderada pelo embaixador do Brasil na Itália, Helio Vitor Ramos Filho, a comitiva à Monteses dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Também do ministro Marcelo Paz Saraiva Câmara, do Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, adido militar na Embaixada do Brasil em Roma, pelo Coronel Robert Horton, Adido da Aeronáutica dos Estados Unidos da América e por outros altos escalões das Forças Armadas Brasileiras.

Também presente à solenidade o Gen Ex Etchegoyen.

Entre as autoridades italianas, Giandomenico Tomei, presidente da Província de Modena, o major Raffaele Nadini, o prefeito de Montese Matteo Deluca. Representantes dos Carabinieri, polícia local e associações de combate estiveram presentes: tropas alpinas, aeronáutica, artilheiros, pára-quedistas dos Pára-quedistas dos Apeninos de Modena e associações voluntárias, incluindo o Lions Clube Montese Appennino e o Avap.

A banda de música Quirino Manzini se apresentou. Uma longa procissão passou pelas ruas da cidade. No Largo Brasile, em frente ao monumento comemorativo dos tombados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), aconteceu a cerimônia de homenagem.

clique para expandir a imagem

"A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial – lembrou o embaixador – é uma das mais belas passagens da rica história de amizade que une Brasil e Itália. Os laços históricos e culturais, assim como os valores que nossas duas nações compartilhar – em particular a democracia, a liberdade e a paz – são testemunho de nossa sólida amizade e indicam um futuro de cooperação e solidariedade contínuas".

O Presidente Tomei expressou a esperança de que este 25 de abril traga uma mensagem para aqueles que estão hoje sob as bombas e que “sua resistência possa ver um longo período de paz, como aconteceu aqui, o que nos permitiu viver em democracia. e liberdade”. . No momento da oração e da benção do pároco Dom Bruno Caffagni, seguiu-se a entrega das honras do Brasil a Giovanni Sulla, ao prefeito Matteo Deluca e ao ítalo-brasileiro Kaiser Konrad, e foi descoberta uma placa na parede do cemitério, que lembra o 2º Tenente brasileiro Ary Rauen, que morreu em 14 de abril de 1945 durante a batalha pela libertação de Montese.

O ilustre cidadão ítalo-brasileiro Sr Kaiser Konrad recebe do Comandante do Exército Brasileiro, Gen Ex Freire Gomes, a medalha Tributo da Força Expedicionária Brasileira. 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter