COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Defesa

01 de Abril, 2022 - 10:10 ( Brasília )

Defesa destaca feitos históricos em vídeo comemorativo do Bicentenário da Independência do Brasil


2022 é o ano do Bicentenário da Independência do Brasil. A emancipação de Portugal, ocorrida em 7 de setembro de 1822, foi o primeiro passo para estabelecer a independência do país, a soberania da nação e a liberdade do povo brasileiro.

Ao longo desses 200 anos, as Forças Armadas têm atuado focadas nas missões constitucionais, para assegurar as conquistas realizadas e garantir a lei e a ordem. Em vídeo comemorativo, o Ministério da Defesa (MD), em campanha interministerial junto ao Governo Federal, destaca fatos, personalidades, projetos e símbolos históricos.

O material apresenta um apanhado de avanços tecnológicos, operações, recursos e ações, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Além disso, percorre a história e relembra o descobrimento do país, a primeira missa realizada, as caravelas da época, bem como os patronos das Forças Singulares: Almirante Tamandaré, da Marinha; Duque de Caxias, do Exército ; e Brigadeiro Eduardo Gomes, da Aeronáutica.

Nas imagens, que evidenciam as belezas do território, são valorizados a natureza, os processos produtivos, os símbolos nacionais, as ações militares e o povo brasileiro.