Veículo subaquático da SAAB encontra o barco Endurance naufragado na Antártida

A equipe de expedição Endurance22 localizou o navio do explorador Sir Henry Shackleton, a uma profundidade de 3.008 metros sob o gelo da Antártida. O veículo subaquático Sabertooth da SAAB foi usado para encontrar, filmar e documentar a redescoberta do Endurance, que afundou em 1915.

O navio de pesquisa polar SA Agulhas II partiu em sua viagem à Antártida para procurar o Endurance em 5 de fevereiro de 2022. Dois veículos submarinos Sabertooth da SAAB estavam a bordo e permitiram que a equipe de expedição concluísse com sucesso a tarefa de localizar, examinar e filmar o naufrágio. Dois especialistas em busca submarina da SAAB fizeram parte da equipe.

Localizar o naufrágio do Endurance em condições antárticas desafiadoras a uma profundidade de cerca de 3.000 metros não é uma tarefa fácil. Estamos muito orgulhosos de que o Sabertooth da SAAB tenha conseguido completar esta missão, dando uma grande contribuição à história mundial”, disse Peter Erkers, diretor de vendas da área de negócios Underwater Systems da SAAB.

Desde que o navio de Shackleton afundou após colidir com gelo em 1915, várias expedições tentaram e não conseguiram localizar os destroços da embarcação. Os dados gráficos coletados pelo Sabertooth da SAAB permitirão que a equipe da Endurance22 trabalhe com informações históricas detalhadas e produza um modelo 3D preciso do naufrágio.

Navio de explorador pioneiro da Antártida é encontrado após 107 anos¹

Cientistas encontraram e filmaram o navio Endurance, do explorador da Antártida Ernest Shackleton, 107 anos após a embarcação ter naufragado. A descoberta foi feita no último fim de semana, nas profundezas do Mar de Weddell, no oceano Antártico.

O navio foi esmagado por blocos de gelo e afundou em 1915, levando Shackleton e seus homens a uma fuga surpreendente a pé e em pequenos botes. Vídeos do naufrágio mostram que o Endurance está em condições notáveis. Mesmo estando a 3 km embaixo d'água há mais de um século, se parece exatamente como no dia de novembro em que afundou.

¹com BBC

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter