COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Aviação

25 de Janeiro, 2022 - 11:00 ( Brasília )

Avião da Segunda Guerra Mundial é encontrado na Índia 77 anos depois


Um avião desaparecido da Segunda Guerra Mundial foi encontrado em uma área remota do Himalaia na Índia quase 80 anos depois de seu acidente após uma busca complicada.

A nave de transporte Curtiss C-46 "Commando", que decolou de Kunming (sul da China) ,voava com 13 pessoas a bordo quando desapareceu em meio a uma tempestade no montanhoso estado Arunachal Pradesh na primeira semana de 1945.

"Nunca mais se ouviu falar desse avião. Simplesmente desapareceu", explicou Clayton Kuhles, um aventureiro americano que liderou a missão após um pedido do filho de uma das vítimas do acidente.

A expedição durou meses, nos quais Kuhles e uma equipe de guias locais atravessaram rios que lhes cobriam até o peito e acamparam em meio a temperaturas glaciais.

Por fim, a equipe encontrou o avião em uma montanha coberta de neve no mês passado e foi capaz de identificar a fuselagem pelo número na cauda do avião.

O C-46 tinha  capacidade de transportar grandes quantidades de suprimentos para aeródromos remotos e despreparados como este, "em algum lugar na China". (Arquivo Nacional)
 
Um C-46 enfrenta seu desafio mais famoso, a rota "Hump" pelo Himalaia entre a Índia e a China. (Arquivo Nacional)

Na nave não havia restos humanos. Bill Scherer, o filho órfão que pediu a missão, disse estar "feliz só por saber onde está" seu pai. "É triste, mas alegre", disse em um e-mail à AFP enviado de Nova York.

"Cresci sem pai. Tudo no que penso é na minha pobre mãe, recebendo um telegrama e descobrindo que meu pai está desaparecido e ela tendo que ficar comigo, um bebê de 13 meses", acrescentou. Centenas de aviões militares americanos desapareceram em operações na Índia, China e Mianmar durante a Segunda Guerra Mundial, seja pelos ataques das forças japonesas ou pelas condições climatológicas.

Nota Defesanet:




O Curtiss C-46 "Commando" é uma aeronave bimotora de transporte militar originalmente derivada de um projeto de avião comercial de alta altitude. Foi utilizado como transporte militar durante a Segunda Guerra Mundial pelo Força Aérea Americana, assim como diversas outras forças aéreas.

O C-46 serviu como um papel semelhante ao seu homólogo, o Douglas C-47 Skytrain, mas não foi tão largamente produzido. Após a Segunda Guerra Mundial, poucas aeronaves excedentes C-46 foram brevemente utilizadas, na sua função original, como aviões comerciais de passageiros, mas a oferta excessiva de C-47s dominaram o mercado.

O C-46 em breve foi relegado ao seriviço de carga. O tipo continuou em serviço na força aérea americana em um papel secundário até 1968. No entanto, o C-46 continuaram em funcionamento como transporte de carga rústico em locais remotos, com a sua vida útil estendida até o século XXI.

O Curtiss 'CW-20' foi inicialmente concebido em 1937 por George A. Page Jr., projetista chefe da Curtiss-Wright.

O CW-20 visava introduzir um novo padrão em pressurização de cabine de aviões. Ele tinha uma fuselagem patenteada, normalmente chamada de "dupla-bolha", que permitia para melhor resistir à pressão diferencial em altas altitudes.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Intel

Intel

Última atualização 24 MAI, 18:30

MAIS LIDAS

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações