COMGAP celebra 52 anos de ativação em cerimônia militar

O Comando-Geral de Apoio (COMGAP) comemorou, no dia 18 de novembro, seu 52º aniversário de ativação. A celebração, que ocorreu no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP), em São Paulo (SP), foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e contou com a presença de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP).

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Facic rememorou a importante função do apoio logístico, desde a criação do Ministério da Aeronáutica, e pontuou a evolução da missão do COMGAP.

Hoje, ao comemorar seus 52 anos de vida, este Órgão de Direção Setorial acumula um espectro cada vez maior de atribuições de extrema responsabilidade com a missão de planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com o apoio logístico de material aeronáutico, material bélico, engenharia, transporte de superfície, contra-incêndio, patrimônio, despacho aduaneiro, transporte logístico e tecnologia da informação a fim de atingir os objetivos da Aeronáutica”, disse o Oficial-General, trazendo os presentes a refletirem sobre a dimensão e responsabilidade do trabalho desenvolvido pela Organização Militar.

Durante o evento, foram homenageados o Sargento Especialista em Eletricidade Cláudio Gonçalves Victor e o Cabo da Especialidade de Administração Lucas de Oliveira Fernandes, Graduado e Praça Padrão do ano de 2021. Os militares foram reconhecidos por seus superiores, pares e subordinados por suas aptidões profissionais, espírito militar, atitudes, características pessoais, gestos e conduta exemplar.

Na ocasião, também houve a imposição da Medalha Militar de Ouro ao Capitão Especialista em Comunicações Marcelo Padilha dos Santos, como reconhecimento pelos bons serviços prestados ao longo de 30 anos de carreira militar na Força Aérea Brasileira.

História

O Comando-Geral de Apoio foi criado pelo Decreto nº 60.521, de 31 de março de 1967, e ativado em 18 de novembro de 1969, com a finalidade de assegurar a consecução dos objetivos da política aeronáutica nacional, no âmbito do apoio logístico de material e serviço.

Fotos: Sargento Juliane / COMGAP

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter