DPHCEx promove o X Seminário de História da Guerra da Tríplice Aliança

Uma equipe de pesquisadores e historiadores da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), chefiada por seu Diretor, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, percorreu diversos sítios históricos, cidades e organizações militares da área do Comando Militar do Oeste (CMO), no período de 19 a 25 de setembro.

A atividade teve como objetivo encerrar as rememorações dos 150 anos do fim da Guerra da Tríplice Aliança, com a realização de palestras e debates que compuseram o X Seminário de História da Guerra da Tríplice Aliança (X SHGTA), além de realizar visita de orientação técnica a espaços culturais, bem como, divulgar o Programa MECENAS nas diversas guarnições militares que receberam a comitiva.

O extenso roteiro teve início na cidade de Campo Grande, com os integrantes da Diretoria em visita ao Espaço Cultural Mello e Cáceres, localizado no aquartelamento da 9ª Região Militar. Em seguida, os militares conheceram o Espaço Cultural do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), com uma exposição permanente sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que tem o propósito de exaltar a memória da participação brasileira, em especial a do Mato Grosso do Sul, na Segunda Guerra Mundial. O grupo reuniu-se, no mesmo dia, com a Superintendente do IPHAN local, para tratar sobre o tombamento e candidatura do Forte de Coimbra a Patrimônio da UNESCO.

No Auditório do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica (9º B Com GE), sob a coordenação dos pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), aconteceu a abertura do Seminário, proferida pelo General Ramires, seguida de palestra sobre a importância da memória da Guerra da Tríplice Aliança na Implantação do turismo militar no estado do Mato Grosso do Sul.

Em seguida, a equipe seguiu para Ponta Porã, onde foi recepcionada pelo Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Adilson Akira Torigoe, no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec). Na oportunidade, em nova rodada de palestras e debates, foi apresentado o Programa MECENAS, que busca possibilitar e incentivar a colaboração de pessoas físicas e jurídicas aos projetos culturais da Força Terrestre.

No dia seguinte, na área do 11º RC Mec, o grupo conheceu, no município de Antônio João, o Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados, localizado na cidade que leva o nome do herói que pereceu resistindo à invasão estrangeira. Ali está erigido um monumento e um marco da Retirada da Laguna.

Em novo deslocamento para a cidade de Bela Vista, visitaram os campos de batalha do Rio Apa e Nhadipa, conhecendo monumentos e sítios históricos; visitou, também, o Cemitério dos Heróis e Museu da Retirada da Laguna, espaço cultural a cargo da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, na cidade de Jardim (MS).

Aquidauana foi o destino seguinte da comitiva da DPHCEx, sendo recebida no 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb) para visita ao espaço cultural da organização militar, dedicado à FEB, seguida de nova rodada de palestras e debates do seminário, que compreendeu ainda uma visita a Porto Canuto, local em que se encerrou a épica Retirada da Laguna. 

A VOT foi encerrada em Corumbá, com a comitiva de oficiais da Diretoria conhecendo, além das belezas naturais do Pantanal, o imponente Forte de Coimbra, recepcionada pela 18º Brigada de Infantaria de Fronteira.

Fonte: DPHCEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter