COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

07 de Julho, 2021 - 19:00 ( Brasília )

Nova Fase do Museu Militar do CMS

Com a presnça do Comandantes do Exércto Gen Ex Paulo Sérgio e do CMS Gen Stumpf foi inaauguraada aa novaa fase do Museu Militar do Comando Militar do Sul


Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet
Fotos DefesaNet

 
Localizado na Rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre, o prédio que abriga o Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS), foi construído em 1867 e sediou o Arsenal de Guerra da Província, instituição que supriu o Exército Brasileiro durante a Campanha da Tríplice Aliança.

O Museu foi aberto, em 24 de maio de 1999, com a missão de pesquisar, preservar e conservar o acervo referente à atuação do Exército na região sul do país, bem como a sua inserção na comunidade local.

O acervo é composto por peças utilizadas desde o período colonial, durante a ocupação do território sul brasileiro, até os dias atuais. São seis mil itens entre viaturas, carros blindados e de combate, canhões, obuseiros, morteiros, armamento leve, uniformes, equipamentos, fotografias, documentos e tantas outras preciosidades históricas.

O MMCMS iniciou em maio de 2020 a revitalização completa do Museu. Os trabalhos contemplaram a troca do telhado, pintura do piso e das paredes internas e externas, restauração de itens do acervo, modernização e abertura de novos ambientes, como o Espaço Educativo para crianças e a inclusão de peças históricas como o Renault FT-17, primeiro blindado empregado pelo Exército Brasileiro, há 100 anos.

O Museu Militar do Comando Militar do Sul é reconhecido pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro, cadastrado no Sistema Estadual de Museus e sua sede encontra-se dentro do roteiro histórico e cultural da cidade de Porto Alegre.

Na manhã de 07 de Julho de 2021, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, junto com o Comandante Militar do Sul Gen Ex Valério Stumpf, e o  diretor do MMCMS Cel Inf Ílio Araujo de Oliveira Júnior e o Cel R1 Estigarríbia inauguraram a nova fase do Museu Militar do Comando Militar do Sul.

Na agenda de sua primeira visita ao CMS, o General Paulo Sérgio participou, da inauguração da nova fase do Museu, junto com membros da sua comitiva, entre estes:  Gen Ex Freitas (COOTER), Gen Ex Amaro (EME) e  Gen Ex Novaes (DEC)
.

Por ser muito antigo, o museu precisava de uma revitalização, que durou do início da pandemia até esta semana. O telhado foi trocado, o piso foi pintado e as paredes internas e externas, restauradas. Foi criado um Espaço Educativo para crianças e incluídas centenas de peças históricas, como um blindado com 100 anos de idade. O museu recebe em média 150 estudantes por dia e está aberto das 10h às 17h, de terças-feiras a domingos.



Em primeiro plano Carro de Combate Leopard 1



 



O Comandante do Exército Gen Ex Paulo Sérgio e do CMS Gen Ex Valério Stumpf com  Jarbas Giuliani Filho e Ricardo Moojen Nácul, A partir das sujestões deles o MMCMS foi implantado, em 1999.





Dietor do Museu Militar do CMS Cel Inf Ílio Inf Ílio Araújo de Oliveira Júnior


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Task Force Brazil

Task Force Brazil

Última atualização 21 SET, 01:00

MAIS LIDAS

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações