COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Aviação

01 de Junho, 2021 - 09:00 ( Brasília )

EPCAR celebra 72 anos

Desde o ano de 1949, a “Nascente do Poder Aéreo” vem preparando o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira

Sargento Júlio Fonseca E Capitão Oliveira Lima

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), completou, no último dia 21 de maio, 72 anos de atuação na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante as sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). E, celebrando a data, a Instituição realizou, no Pátio de Formaturas da Escola, uma solenidade militar onde foram agraciados militares com Medalha Militar por Tempo de Serviço, por terem completado dez, 20 ou 30 anos de serviços prestados.

Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a cerimônia contou com a presença dos agraciados, de Oficiais Superiores e de alunos do Esquadrão Sabre, grupamento que representou o Corpo de Alunos. Todos os procedimentos sanitários já adotados contra a propagação da COVID-19 foram mantidos e não foi permitida a presença de público ou de convidados.

O Brigadeiro Silva Mendes agradeceu aos Oficiais, Suboficiais, Sargentos, Cabos e Soldados que atuaram e atuam diretamente no cumprimento da missão da EPCAR durante esses 72 anos. "Vocês foram e são aqueles que fazem a missão acontecer, que efetivamente formam os alunos, que preparam os futuros líderes da Força Aérea e, além disso, entregam à sociedade jovens com uma sólida formação baseada em valores como patriotismo, profissionalismo, hierarquia, disciplina, integridade e comprometimento, entre outros”, disse.

Com 20 anos de serviço, o Major Aviador José Adriano Hespanhol, atual Comandante do Segundo Ano do CPCAR - Esquadrão Anhur, foi um dos agraciados com a Medalha Militar no grau prata. O militar iniciou sua carreira como aluno da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, no ano 2000, e destacou a importância da condecoração.

“Este momento é um exemplo aos alunos que, hoje, aqui estão, para que vejam e sintam este orgulho e que também desejem isso para suas vidas. Cheguei aqui com um sonho e agora, como Major, estou na condição de Comandante de Esquadrão, podendo contribuir também com outras vidas e com outros Oficiais que serão o futuro de nossa Força. Isso me traz muito orgulhoso e me faz muito feliz”, afirmou.

Foram agraciados integrantes da EPCAR, do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ). A Capitão Médica Ana Tércia de Souza Carvalho foi agraciada com a medalha no grau bronze. “Eu me sinto muito honrada por estar aqui e receber esta medalha. Todo este tempo foi um aprendizado e esta medalha é sinônimo de experiência e de maturidade profissional”, declarou a militar que é especialista em oftalmologia.

A Sargento Especialista em Administração Agda Salles da Silva também recebeu a honraria. “Esta medalha e este momento são significados de muito esforço e de muita dedicação ao trabalho. Às vezes pode parecer que é apenas uma medalha, mas não é. Cada um é capaz de medir as dificuldades para chegar até este momento e, com isso, também mensurar o valor e o orgulho que este momento traduz”, relatou a graduada.

Fotos: Sargento Domingos/EPCAR



Outras coberturas especiais


Embraer

Embraer

Última atualização 13 JUN, 22:59

MAIS LIDAS

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

2
01 JUN, 09:00

EPCAR celebra 72 anos