COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

23 de Fevereiro, 2021 - 12:12 ( Brasília )

Original do esquema de ataque brasileiro na Segunda Guerra é entregue à Escola de Comando e Estado-Maior


No dia 18 de fevereiro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) recebeu, em cerimônia realizada em seu Salão de Honra, o original do Calco de Operações do 5º Ataque a Monte Castello.

O documento, detalhando o esquema de manobra e a organização da operação militar, foi concebido dentro do Estado-Maior da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra para o ataque de 21 de fevereiro de 1945 a Monte Castello, na Itália. No documento, consta a assinatura do oficial de Operações do Estado-Maior à época, o então Tenente-Coronel Humberto de Alencar Castello Branco.

O Calco ficou guardado por 74 anos pelo ex-combatente e criador do brasão da Força Expedicionária Brasileira, o 3º Sgt Ewaldo Meyer, que manteve o documento como uma lembrança da participação brasileira nos combates da 2ª Guerra Mundial.

O documento histórico foi destinado, primeiramente, ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo (CPOR-CMSP), sendo recebido pelo Curador do Acervo e Presidente da Sociedade Amigos do CPOR-CMSP, Douglas Ramos, e pelo Comandante daquela organização militar, Coronel Maurício Máximo de Andrade.

Em 2 de dezembro de 2020, em solenidade reservada, eles repassaram o Calco para a ECEME, estabelecimento de ensino que tem como patrono o Marechal Castello Branco. Recentemente, o Arquivo Histórico do Exército transportou, armazenou e tratou do documento segundo as normas técnicas vigentes.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com a presença do Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins; do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira; e do comandante da ECEME, General de Brigada Márcio de Souza Nunes Ribeiro.

Durante todo o evento, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a covid-19.


VEJA MAIS