Entusiasta da FEB é homenageado no Centro de Comunicação Social do Exército

No dia 17 de novembro, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) recebeu a visita do Senhor Júlio César Guedes, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Montes Claros. Ele é gestor do canal do YouTube “Sala de Guerra”, que conta atualmente com aproximadamente 213.000 inscritos, e autor do livro “O Impacto Social do Programa Espacial Brasileiro”, além de ser pesquisador de história militar e defesa, com inúmeros artigos publicados pelo Ministério da Defesa.

No canal “Sala de Guerra”, são publicados vídeos contendo descrições e análises sobre guerras, batalhas, campanhas, equipamentos militares e personagens icônicos da história militar. Entusiasta dos feitos dos nossos pracinhas, o Senhor Júlio César foi recentemente agraciado pelo Exército com a Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira (FEB), como reconhecimento à preservação e difusão dos feitos históricos na 2ª Guerra Mundial.

Entre suas contribuições para a memória da FEB, está a recente inauguração do Conjunto Memorial ao Cabo Geraldo Martins Santana, em Montes Claros, o maior memorial da Força Expedicionária Brasileira em Minas Gerais e um dos maiores do Brasil. O projeto havia sido aprovado pela Câmara Municipal de Montes Claros em 1959, mas nunca fora executado. O professor Júlio César foi um dos responsáveis por impulsionar a arrecadação de recursos para o projeto e um dos seus principais implementadores.

Por ocasião de sua visita ao CCOMSEx, ele foi recebido pelo General de Divisão Richard Fernandez Nunes, Chefe do Centro, e recebeu um exemplar do livro sobre a FEB, recentemente produzido pelo órgão.

O general agradeceu o trabalho sério, persistente e dedicado realizado pelo professor Júlio César e destacou a importância da participação dos civis na difusão e preservação da memória de nossos heróis.

Fonte: CCOMSEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter