Acervo digital com biografias dos Ministros e Comandantes do Exército preserva a memória da instituição

Como forma de manter e preservar a memória da instituição, o portal do Exército Brasileiro na internet dispõe de uma galeria onde constam as biografias de todos os Ministros (denominação até 1999) e Comandantes do Exército Brasileiro. O acervo apresenta a trajetória e as imagens de 123 personalidades, abrangendo o período de 1808 aos dias atuais. O trabalho de pesquisa documental foi desenvolvido por equipes da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e do Arquivo Histórico do Exército (AHEx).

A galeria está disponível no portal do Exército Brasileiro (www.eb.mil.br), no menu “O Exército”. Para fins didáticos, o acervo foi dividido em 4 períodos históricos distintos: Reinado de Dom João VI (1808-1821), Regência e I Reinado (1821-1831), II Reinado (1832-1889) e da República aos dias atuais (1889-2020).

Militares da DPHCEx e do AHEx compuseram as equipes que pesquisaram um farto material bibliográfico para a confecção da galeria. Foram eles: Coronel Marcelo de Mello Ribeiro, Tenente-Coronel Wágner Alcides de Souza, Major Alcemar Ferreira Junior, Capitão Glaucon Galeano Lessa, Capitão R/1 Antonio Mauro de Oliveira Pereira, 2º Tenente Amanda Maia de Amorim, Subtenente Álvaro Luiz dos Santos Alves, 1º Sargento Fábio Túlio Moreno Gama Pinho e 1º Sargento Cândido Borges da Fonseca Netto, coordenados pelo Diretor do AHEx, Coronel Eude Carvalho Filho.

Além das pastas de alterações dos Ministros e Comandantes do Exército Brasileiro, foram usadas como fontes de consulta as seguintes publicações: “Ministros da Guerra e do Exército Brasileiro – 1951-1999”, de Diniz Esteves; “Generais do Exército Brasileiro –1860-1889”, de Laurênio Lago; “Ministro da Guerra do Brasil – 1808-1948”, de Theodorico Lopes e Gentil Torres; e “Os Generais do Exército Brasileiro –1822-1889”, de Alfredo Pretextato Silva.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter