Marechal do Ar Eduardo Gomes é homenageado no Rio de Janeiro

Capitão Jair, Tenente Pollyana, Tenente Letícia E Coronel Denys

Ocorreu nesta segunda-feira (21), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ), uma solenidade militar em homenagem aos 124 anos do nascimento do Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. Devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o evento aconteceu de maneira reservada, e foi presidido pelo Diretor da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra. O preito contou com a presença de Oficiais-Generais da ativa e da reserva, e de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos. 

Como parte das homenagens, foi realizado hasteamento da insígnia de Marechal do Ar pelo Suboficial Especialista em Eletromecânica, Márcio Antônio Cunha de Araújo Vidal, graduado mais antigo do efetivo da Base Aérea dos Afonsos, e a aposição de flores pelo Diretor da DIRAD no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes. 

No pátio da formatura, estava em posição de destaque uma aeronave K-263 “Curtiss Fledgling”, parte do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL), que protagonizou, em 1931, o início das atividades do Correio Aéreo Militar, atualmente denominado Correio Aéreo Nacional. 

Segundo o Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernandes Costa Marra, o aniversário do Patrono da Força Aérea Brasileira é um dia de grande importância. “Na própria Ordem do Dia do nosso Comandante, Brigadeiro Bermudez, foram relacionadas várias atividades dele ao longo da sua vida e como ele foi importante para o Correio Aéreo Nacional, levando integração, e isso é fundamental”, declarou o Oficial-General.

O Comandante da BAAF, Coronel Intendente Alex Franklin Pontes Silva, comentou a homenagem. “Em qualquer tempo ou circunstância, devemos sempre reverenciar a memória do Patrono da Força Aérea Brasileira por tudo que o Marechal do Ar Eduardo Gomes representa para a nossa Instituição e para o País”, finaliza.

Fotos: Soldado Patrick Silva/BAAF

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter