Veterano da FEB comemora 75 anos de uma história de amor iniciada durante maior conflito armado da humanidade

A letra da música “Mia Gioconda”, cantada por Vicente Celestino, relata a história do Tenente João Pedro Paz, nascido em Caçapava do Sul (RS). Aos 17 anos, alistou-se para prestar o serviço militar e foi chamado para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB). No dia 2 de julho de 1944, o então Soldado Pedro Paz embarcou em um navio americano, no porto do Rio de Janeiro, e seguiu para a Itália. Na época, tinha a função de soldado volteador e usava um fuzil semiautomático.

Numa das folgas, o soldado brasileiro solicitou licença ao seu comandante e, com um amigo e companheiro de farda, dirigiu-se à cidade de Pescia para um baile local. Lá conheceu a italiana Lole Tredici e teve início uma história de amor que culminou com um casamento, por procuração, e a posterior vinda da moça para o Brasil.

Devido às medidas sanitárias relativas à COVID-19, não houve homenagens na residência do casal. No entanto, para parabenizá-los, a Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Regional Porto Alegre (ANVFEB-PA), com sede nas instalações da 3ª Região Militar, realizou uma emocionante reunião por videoconferência, que contou com a participação do General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército.

Essa história de amor de um veterano da FEB, em meio à 2ª Guerra Mundial, completou bodas de brilhante no dia 1º de julho de 2020 e serviu de inspiração para a canção Mia Gioconda, de Vicente Celestino, um dos mais populares cantores brasileiros da chamada Era do Rádio:

“… Vejamos o destino de um pracinha brasileiro
Partindo para a Itália transformou-se num guerreiro
E lá muito distante despontar o amor sentiu
E disse essas palavras a uma jovem quando a viu
Italiana la mia vita oggi sei tu
Io ti voglio tanto bene
Partiremo tutti insieme
Ti lasciar non posso piú …”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter