COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

30 de Junho, 2020 - 08:45 ( Brasília )

75 nos de casamento do veterano da FEB, Tenente Pedro e Dona Iola


75 Anos da Vitória da FEB - Veterano Tenente João Pedro Paz, nascido em Caçapava do Sul/RSem 29 de novembro de 1922. Registrado em Cachoeira do Sul/RS por volta de 1927. Com 17 anos, seguiu de Cachoeira para Porto Alegre, onde se alistou para o serviço militar, sendo chamado para integrar a Força Expedicionária Brasileira – FEB.

Seguiu então para Santa Maria, onde realizou um treinamento básico e, no dia 2 de julho de 1944, embarcou em um navio americano, no porto do Rio de Janeiro, seguindo para a Itália. Tinha a função de soldado volteador e usava um fuzil semiautomático.

Numa das folgas, o soldado João Pedro Paz solicitou licença ao seu comandante e, com um amigo e companheiro de farda, dirigiu-se à cidade de Pescia para um baile local. Lá conheceu a italiana Iole Tredici, tendo início uma longa e calorosa história de amor que culminou com o casamento por procuração no dia 1º de julho de 1945, e a vinda da moça para o Brasil, trazendo nos braços o bebê de três meses, Pedro, fruto desse amor.

Esta história serviu de inspiração para o cantor Vicente Celestino, que fez um enorme sucesso com a música "Mia Gioconda", narrando o drama vivido por João e Iole.

Devido às medidas sanitárias relativas à pandemia, não haverá homenagens na residência do casal.

 


VEJA MAIS