Na Semana da Mulher, Exército faz homenagem a enfermeiras voluntárias da FEB

O Exército estenderá o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, para toda a segunda semana deste mês, realizando uma série de homenagens às mulheres brasileiras que atuaram na guerra entre 1944 e 1945. Esse reconhecimento também faz parte das comemorações dos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, momento histórico que contou com a importante participação de cerca de 25 mil militares brasileiros.

Poucos conhecem a participação das mulheres brasileiras nesse importante momento da história mundial. O Decreto-Lei nº 6097, de 13 de dezembro de 1943, criou o Quadro de Enfermeiras de Emergência da Reserva do Exército (QEERE). Ao todo, 67 enfermeiras do Exército e 6 da Força Aérea integraram o contingente de cerca de 1.300 profissionais de saúde na Segunda Guerra Mundial.

 

O Ministro da Guerra na época, General Eurico Gaspar Dutra, reconheceu, ao inspecionar hospitais e frentes de combate, o trabalho das voluntárias: “as enfermeiras foram um conforto extraordinário para os feridos. Lembro que os vários postos de saúde eram instalados em lugares muito batidos pela aviação alemã, e a coragem dessas moças brasileiras que lá combateram também.” (Fonte: Arquivo Nacional)

As brasileiras trabalharam junto às oficiais americanas, aprendendo com quem tinha a experiência de atuação em outras guerras. Nossas militares trabalharam em diferentes tipos de instalações hospitalares nas regiões de Pistoia, Livorno e Nápoles.

 

 

Confira os produtos a serem lançados em homenagem ao Dia da Mulher:

Podcast

Na quinta-feira, dia 12, o Podcast traz uma conversa muito interessante com a Doutora Margarida Maria da Rocha Bernardes, bióloga, enfermeira e membro da Academia Brasileira de Medicina Militar.

Facebook eTwitter

Postagens durante toda a semana com imagens diversas das enfermeiras brasileiras na Segunda Guerra Mundial. A campanha “Heroínas da FEB” destaca os valores militares defendidos por essas mulheres.

You Tube

O filme “Heroínas da FEB” faz uma homenagem às mulheres brasileiras que atuaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

EBlog

O texto é da Doutora Margarida Maria da Rocha Bernardes, bióloga, enfermeira e membro da Academia Brasileira de Medicina Militar. A autora detalha como foi a atuação das mulheres brasileiras na guerra. Um artigo rico que ilustra a participação dessas pioneiras na Segunda Guerra Mundial.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter