AFA – Homenageia o Centenário da Royal Air Force

Professores Hermelindo Lopes Filho

e Claudio Passos Calaza

 

A solenidade de abertura da V Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da AFA foi marcada pela homenagem à Royal Air Force pelos 100 anos de sua criação. Acontecimentos nos últimos anos da Grande Guerra (1914-1918) precipitaram o reconhecimento da importância do poder aéreo.

A experiência no conflito e a visão de futuro fizeram com que os britânicos entrevissem a necessidade de que a aviação tivesse um comando independente da Marinha e do Exército. Desse modo, foi criada, em 1º de abril de 1918, a Royal Air Force, a primeira força aérea da história.

Efeméride marcante para todas as forças aéreas, a homenagem brasileira à força aérea britânica teve início com as palavras do coronel Claudio Passos Calaza, professor de História Militar da AFA, que fez uma retrospectiva sobre o processo de autonomia da aviação no Reino Unido no contexto da Primeira Guerra Mundial.

O breve discurso culminou com a exaltação à participação da RAF na Batalha da Grã-Bretanha, que sob a liderança do marechal Hugh Dowding garantiu a própria sobrevivência da nação na Segunda Guerra Mundial.

Em seguida, cadetes da AFA entregaram uma maquete da aeronave T-27 Tucano aos membros da representação britânica no evento, composta pela senhora Cecília Bijos, secretária da aditância de Defesa do Reino Unido no Brasil e o senhor Russel Dowding, empresário, aviador e descendente do marechal Hugh Dowding.

Recepção à representação britânica no evento, composta pela senhora Cecília Bijos, secretária da aditância de Defesa do Reino Unido no Brasil e o senhor Russel Dowding, empresário, aviador e descendente do marechal Hugh Dowding.

Senhor Russel Dowding, empresário, aviador e descendente do marechal Hugh Dowding e s senhora Cecília Bijos, secretária da aditância de Defesa do Reino Unido no Brasil.

Mural formado pelos 100 mais expressivos membros no centenário da Royal Air Force . No mual está o foto de Downding.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter