EsSA recebe visita do Chefe do DECEx e utiliza pela primeira vez o uniforme histórico da II GM

Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) recebeu no dia 12 de fevereiro, a visita do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Ueliton José Montezano Vaz, e comitiva, com o objetivo de realizar a Aula Inaugural do Curso de Formação de Sargentos/2014.

Na oportunidade, a Guarda de Honra e a Banda de Música usaram pela primeira vez uma réplica do uniforme histórico usado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial.

O uniforme é uma homenagem ao Sargento Max Wolf Filho, herói da Pátria, que empresta seu nome à EsSA.

O uniforme histórico tem as seguintes características:

Descrição: Uniforme utilizado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) por ocasião da 2ª Guerra Mundial.

Composição: Túnica M41 com as insígnias do 5º Exército Americano e da FEB (cobra fumando), na cor cinza claro; Capacete M1 – AÇO E FIBRA com jugular na cor marrom claro; Calça M43 (réplica), na cor marrom claro; Cinturão de Campanha, modelo Norte Americano (NA) com bolsas de munições; Cantil em alumínio com porta cantil revestido em lã, para isolamento térmico; Suspensório modelo NA; Bota marrom (denominada "boot") e polainas de combate americanas (hoje chamada perneiras), para proteção das pernas e do frio. As polainas são fixadas as calças e as botas de combate marrom por meio de cadarço e ilhós. O armamento utilizado pela Guarda de Honra é o Mosque-Fal.

O uniforme histórico será utilizado exclusivamente na Guarda de Honra para o Presidente da República do Brasil, Vice-presidente, Ministro de Estado da Defesa, Generais de Exército, Diretor de Educação Técnica Militar em sua 1ª visita à Escola e para autoridades militares estrangeiras.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter