Cerimônia anual em homenagem aos mortos da FEB na II Guerra Mundial

Pistoia (Itália) – No dia 2 de novembro, foi realizada, no Monumento Votivo Militar Brasileiro de Pistóia, a cerimônia anual em homenagem aos mortos da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial, presidida pelo Embaixador do Brasil na Itália, Ricardo Neiva Tavares, e que contou com a presença de integrantes do Corpo Diplomático, de autoridades civis e militares da Itália e de países amigos, bem como de familiares.
 
Abrilhantaram a cerimônia um pelotão do 183º Regimento Páraquedista "NEMBO" da Brigada Folgore, integrantes do Grupo "Fratelli sulla Montagna", estes em uniformes de época, representando os "pracinhas" da FEB que combateram na Itália, além das Associações Nacionais dos "Partigiani", "Alpini" e "Bersaglieri" italianos.
 
Durante a cerimônia, foi lida a mensagem do Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, e realizadas a entrega da Medalha do Pacificador e da Medalha Européia a personalidades civis e militares, bem como a entrega de duas placas, uma pela Aditância do Exército ao Comandante do 183ª Regimento Páraquedista e outra pela Associação Estrela Tricolor de Livorno ao Embaixador do Brasil na Itália.

Brasil

Rio de Janeiro – No dia 02 de novembro, em memória aos militares e civis mortos durante a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, foi realizada, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), missa em ação de graças às vítimas daquele grande conflito armado.

O evento foi iniciado com a execução do toque de silêncio e de uma aposição floral junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido.

Na ocasião, evidenciou-se, também, a comemoração do centenário do nascimento do Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, Frei Orlando, que se destacou na 2ª Guerra Mundial por sua atuação religiosa junto aos militares brasileiros.

 

Prestigiaram o evento o Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), General de Divisão Marcio Rosendo de Melo, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Marcio Holland Heise, representações do Comando do 1º Distrito Naval e do III Comando Aéreo Regional, representação da Rede Municipal de Ensino e familiares dos militares sepultados no mausoléu do MNMSGM.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter