Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia é revitalizado

Pistoia (Itália) – No momento em que se aproximam os 70 anos da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o Monumento Votivo Militar Brasileiro foi revitalizado para melhor receber os visitantes.

O Monumento representa o maior e mais significativo símbolo do sacrifício e do valor do soldado brasileiro que combateu na Campanha da Itália durante a 2ª Guerra Mundial. O espaço que foi, inicialmente, o cemitério militar brasileiro, depois do translado dos corpos para o Monumento ao Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, permaneceu sob a cura da Embaixada do Brasil/Aditância do Exército, tornando-se bela praça de culto à memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O reconhecimento e a gratidão das autoridades italianas em relação à participação do Brasil na libertação da Itália do nazi-facismo levaram à cessão permanente da área, permitindo a posse do Monumento e o posterior acolhimento do corpo do Soldado Desconhecido, recuperado anos depois da exumação dos demais corpos dos nossos heróis.

A manutenção do Monumento Militar Brasileiro foi custeada por um empresário italiano, que tem um grande apreço pela história da FEB na Itália.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter