Multinacionais são condenadas por agente laranja no Vietnã

Nota DefesaNet

A redação DefesaNet recebeu o comunicado Posicionamento Monsanto –  Agente Laranja referente a notícia publicada  em 12 Julho 2013.

Ver nota Monsanto – Suprema Corte sul-coreana volta atrás e devolve julgamento do Agente Laranja a tribunal de instância inferior Link

O Editor
15 julho 2013

A justiça sul-coreana deu razão nesta sexta-feira a 39 ex-combatentes que afirmaram ter ficado doentes devido ao agente laranja, um químico utilizado pelos americanos na guerra do Vietnã, e ordenou que as multinacionais Monsanto e Dow Chemicals os indenizem.

O Tribunal Supremo sul-coreano considera demonstrada a correlação epidemiológica entre este desfolhante e as doenças de pele desenvolvidas por estes ex-militares que combateram junto aos americanos contra o Vietcongue.

O Tribunal ordenou que a Monsanto e a Dow Chemicals, produtoras do agente laranja, indenizem os demandantes com um total de 466 milhões de wons (315 mil euros), somas que certamente não receberão nunca.

A Dow Chemicals anunciou que rejeita a sentença da justiça sul-coreana e invocou decisões anteriores nos Estados Unidos, segundo a agência de notícias Yonhap.

No entanto, o alto tribunal sul-coreano invalidou um recurso apresentado por outros milhares de veteranos.

Um total de 16 mil ex-combatentes demandaram individualmente em 1999 as empresas americanas e exigiram o equivalente a 3,4 bilhões de euros de indenizações.

A Coreia do Sul mobilizou 300 mil combatentes nas fileiras americanas na guerra do Vietnã.

Por sua vez, Hanoi afirma que até 3 milhões de vietnamitas foram expostos à dioxina que o agente laranja contém, um milhão dos quais sofre com graves problemas de saúde. Entre eles encontram-se 150 mil crianças que nasceram com deformações.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter