EC-725 – CASSIDIAN e ATECH juntam forças no Sistema Aviônico Avançado de Missão da MB

CASSIDIAN e ATECH juntam forças no fornecimento de Sistema Aviônico Avançado de Missão para os helicópteros EC725 da Marinha do Brasil


•   Sistema de Gestão Tática de Dados (TDMS, na sigla em Inglês) assegura a vigilância marítima e segurança das tripulações

•   Forte cooperação com companhias brasileiras do segmento eletrônico

•   Integração dos Sistemas será coordenada pela Helibras, fabricante dos helicópteros aqui no país

05 de novembro de 2012 – A brasileira ATECH, empresa do Grupo EMBRAER, e a CASSIDIAN, empresa da divisão de defesa e segurança da EADS, uniram-se para formar o consórcio internacional que será responsável pelo fornecimento do Sistema de Gestão Tática de Dados para os oito helicópteros EC725 da Marinha Brasileira. As aeronaves fazem parte do Programa H-XBR conduzido pelo consórcio Helibras/Eurocopter e que envolve a produção de um total de 50 helicópteros para uso das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), no Brasil. O contrato, no valor de mais de 40 milhões de euros será concluído em 2017.

O Programa H-XBR é uma iniciativa de contratação conjunta para as Forças Armadas e guarda relação com a Estratégia Nacional de Defesa (END) – documento de Estado “focado em ações de médio e longo prazo com o objetivo de modernizar a estrutura nacional de defesa". Esse programa – que está sendo desenvolvido para criar uma base industrial nacional capaz de também conceber e produzir aeronaves de Asas Rotativas no país – compreende um processo de nacionalização e domínio da tecnologia para a produção dos helicópteros, em linha com uma política de utilização do poder de compra para internalizar toda a capacidade produtivano país.

 “Participar desse consórcio, atuando nesse programa do Ministério da Defesa do Brasil, coordenado pela Força Aérea Brasileira, é uma grande honra e responsabilidade para uma empresa que tem se dedicado ao domínio da chamada tecnologia crítica”, afirma Tarcísio Takashi Muta, presidente da ATECH. “Nossa presença como integrante do consórcio é o reconhecimento da nossa capacidade e experiência na absorção de tecnologia de defesa, sistemas embarcados em aeronaves e comunicações táticas de alto desempenho. Trata-se de uma continuidade no avanço da autonomia tecnológica brasileira, um dos pilares da consagrada Estratégia Nacional de Defesa”.

“Nossas empresas têm uma reconhecida trajetória no campo dos sistemas de gerenciamento de missão”, afirma Dr. Rolf Wirtz, CEO da Cassidian Mission Avionics. “Juntos nós iremos prover a Marinha do Brasil com um sistema confiável e versátil que irá capacitá-la para desempenhar suas missões de vigilância marítima”.

O TDMS é baseado no SAMSARA – Sistema de Gerenciamento de Missão da CASSIDIAN– o qual processa dados de sensores de diversas fontes, que permitem uma consciência situacional e também o controle de armas e sistemas de autoproteção. Portanto, o TDMS aprimora a detecção em tempo real de movimentos na superfície, permitindo às forças de segurança tempo suficiente de reação.

Esse sistema de missão será desenvolvido no Brasil pela ATECH, que também será responsável, sob a supervisão do novo Centro de Engenharia da Helibras, pela integração de sistemas e suportará os testes em solo e em voos na fábrica da empresa, em Itajubá, MG. Igualmente, os serviços de suporte para a Marinha do Brasil serão providos pela ATECH.

“A exemplo do que já faz em relação a outros helicópteros de uso militar, como o Esquilo e o Pantera, a Helibras já possui expertise no acompanhamento de processos de integração de sistemas, tendo investido pesadamente no desenvolvimento dessa especialidade, em função do programa de fabricação dos EC725, para o qual multiplicou o número de engenheiros dedicados, além de contratar fornecedores de softwares específicos”, explica Eduardo Marson, presidente da Helibras.

O sistema de gerenciamento de missão SAMSARA, base para o TDMS, encontra-se em operação na aduana francesa. A CASSIDIAN possui larga experiência em missões aviônicas, sendo responsável pelo sistema de missões de aeronaves de transporte e por sistemas aviônicos para diversas plataformas operadas pela OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte).

Sobre a ATECH (www.atech.com.br)

A ATECH é uma empresa brasileira, do Grupo Embraer, provedora de soluções de comando e controle, com experiência comprovada para conceber, especificar, desenvolver, integrar e entregar soluções de sistemas tecnológicos complexos, em diversas áreas de aplicações, em especial, no setor de defesa e segurança. A empresa é responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo o sistema para o gerenciamento do espaço aéreo brasileiro. A organização traz ainda na bagagem a experiência singular de participação em um dos maiores e importantes projetos brasileiros, o SIVAM / SIPAM (Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia), onde atuou como integradora brasileira de sistemas das mais diversas origens. Também integrou o projeto P-3 na Espanha, onde participou do programa da FAB (Força Aérea Brasileira) de transferência de tecnologia junto a EADS para modernização dos sistemas de missão de nove aeronaves de patrulha marítima. Sua experiência acumulada nos mais diversos projetos valeu a presença no delineamento arquitetônico do projeto SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), do Exército Brasileiro, além de participar em outros programas do governo e das Forças Armadas como uma empresa estratégica para garantir a autonomia tecnológica para o País.

Sobre a CASSIDIAN (www.cassidian.com)

A CASSIDIAN, empresa do grupo EADS, é líder mundial em soluções e sistemas de segurança, provendo integração de sistemas e produtos e serviços de valor agregado para clientes da área civil e militar em todo o mundo: sistemas aéreos, terrestres e navais – dedicados ou integrados; sistemas de inteligência e vigilância; sistema de segurança cibernética; sistemas de segurança de comunicações; sistemas de testes; mísseis; serviços e soluções de suporte. Em 2011, a CASSIDIAN – ao redor de 28 mil colaboradores – atingiu uma receita de 5,8 bilhões de euros. A EADS é líder global das áreas aeroespacial, defesa e serviços relacionados. Em 2011, o grupo, compreendendo Airbus, Astrium, CASSIDIAN e Eurocopter – gerou receita de 49,1 bilhões de euros e empregou uma força de trabalho com mais de 133.000 trabalhadores.

CASSIDIAN – Defending World Security

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter